Buscando alternativas sustentáveis para o desenvolvimento, o prefeito Alvimar Lisot esteve em Brasília na semana que passou reunido com o Ministro Marcelo Bezerra Crivella no Ministério da Pesca e Aquicultura. Além de Lisot, os prefeitos Gilberto Keller de Colinas, Vanderlei Markus de Paverama, Silvio Pedro Schmitz de Poço das Antas e Aloisio Rissi de Boa Vista do Sul e representante de Sério. O objetivo dos prefeitos é buscar alternativas que tornem viáveis a psicultura nos municípios.

Já nesta semana, terça-feira, dia 9 de abril, os prefeitos e representantes dos municípios reuniram-se em Colinas para dar continuidade no assunto e desenvolvimento dos projetos.

O Município de Doutor Ricardo, acreditando no seu potencial para o desenvolvimento da piscicultura, está elaborando projeto para agregar trabalho e renda às propriedades rurais. Vários produtores já fizeram o pedido para participar do projeto.

Considerando que a aquicultura, o que é produzido na água, é o segmento da produção animal que mais cresce no cenário mundial atual, o município apresenta condições de desenvolver de forma sustentável a produção de peixes. A intenção é melhorar a estrutura existente e incrementar a atividade nas pequenas propriedades rurais, construindo tanques escavados para a produção de pescado.

O projeto visa incrementar a renda familiar, realizando capacitações através de cursos de piscicultura, com os temas gerenciamento de piscicultura, tecnologia de produção e formas associativas na produção aquícola. Temas como associativismo, gerenciamento, cadeia produtiva, sistemas de produção, mercado e comercialização, tecnologias, qualidade da água, entre outros assuntos serão trabalhados com os produtores.

Está prevista a aquisição de maquinário que ficará disponibilizado aos municípios que farão parte do projeto, ficando os mesmo responsáveis pela organização do tempo de trabalho em cada um deles.

Data de publicação: 11/04/2013