Uma oficina com preparações a base de peixes foi realizada na EMEF Olavo Bilac no dia 10 de abril, reunindo vários profissionais responsáveis pela Alimentação Escolar, como merendeiras, direção das escolas, membros do Conselho da Alimentação Escolar, nutricionista e a Secretária de Educação do Município.

Quem ministrou o curso foi o Técnico em Agropecuária Deoclésio Picoli, da Emater de Roca Sales, que também é instrutor do Centro de Treinamento de Novo Hamburgo na área de piscicultura, tendo mais de 25 anos de experiência neste ramo de atividade. O instrutor contou com a colaboração da Extensionista Mariane Roman, da Emater de Doutor Ricardo.

O objetivo da Oficina foi capacitar os profissionais responsáveis pela Alimentação Escolar na preparação de algumas receitas que devem ser inseridas no cardápio das escolas gradativamente.

O peixe é uma excelente fonte de proteínas completas, ferro e outros minerais, além de conter menor quantidade de gorduras saturadas comparada às carnes vermelhas e maiores quantidades de gorduras poli e monoinsaturadas. O ômega 3 encontrado nos peixes provoca a diminuição do colesterol LDL (ruim) e aumento do colesterol HDL (bom) e traz benefícios na prevenção de doenças arteriais.

Por isso, o consumo de peixes três vezes por semana tem sido associado a uma diminuição significativa do desenvolvimento de doenças do coração e crônicas degenerativas.

Como a cultura regional do consumo de peixe ainda está associada às preparações na forma frita, faz-se necessário demonstrar que há várias outras formas de apresentar uma preparação sem que seja ofertado com algum excesso de gordura.

Na oficina foram confeccionados 4 pratos diferentes, elaborados a partir de peixe inteiro e polpa de peixes, uma forma mais segura de ofertar na alimentação escolar sem correr os riscos que os espinhos dos peixes oferecem. Pastel, fricassê, tipo sardinha e lasanha de peixe foram os pratos preparados e degustados pelos participantes da oficina, que inclusive contou com a presença do prefeito Alvimar Lisot e do vice Adagir Pelegrini que, oportunamente, participarão do processo de escolha do prato que deverá ser inserido inicialmente no cardápio.

Eles, Alvimar e Adagir, enfatizaram a importância da iniciativa, pois está em elaboração um projeto para implantar no município de Doutor Ricardo a produção de peixes de forma sustentável com o objetivo de agregar trabalho e renda às propriedades rurais.

Para a nutricionista Eliana Giacobbo,  “a oficina foi avaliada positivamente, sendo que as preparações foram aprovadas pelos participantes, que deverão acompanhar o processo de inserção do pescado na Alimentação Escolar, colaborando para enriquecer o cardápio oferecido aos alunos do município.”

Data de publicação: 11/04/2013