No dia 8 de abril, segunda-feira as profissionais do município participaram de uma capacitação sobre violência na Câmara de Vereadores de Lajeado. A psicóloga Liliane Blomker, a assistente social Daiane Pereira, a agente de saúde Silvana Debortoli, a conselheira tutelar Silvana Peruchini, a enfermeira Rosane Disegna e Cristiana Bergmann Sgari, enfermeira do ESF.

O evento faz parte da reestruturação da vigilância epidemiológica regional e contou com a presença do Doutor Fernando Faraco, do centro estadual de vigilância em saúde de Porto Alegre.

Este evento vem ao encontro do projeto “ Doutor Ricardo: Vida em Evidência” , que conta com ações de prevenção, promoção e enfrentamento da violência em Doutor Ricardo. Dentre os 42 municípios da 16 CRS, 7 municípios foram contemplados  com recurso para atividades com este tema, entre eles Doutor Ricardo.

O grupo percebeu que é necessária uma melhor articulação de redes de atendimento local, aprimorando seus fluxos de notificação, atendimento especializado à criança vítima e responsabilização dos familiares para evitar nova vitimização da criança e garantir a sua inclusão em políticas de promoção do seu desenvolvimento pleno e saudável. Além disso, trabalhar para conscientizar os agressores de que o diálogo e o carinho são a melhor forma de educar a criança.

Data de publicação: 11/04/2013