A secretaria da Saúde de Doutor Ricardo está organizando uma campanha de prevenção contra o câncer bucal, que acontecerá no dia 27 de maio no Posto de Saúde na parte da tarde.

A secretaria da Saúde de Doutor Ricardo está organizando uma campanha de prevenção contra o câncer bucal, que acontecerá no dia 27 de maio no Posto de Saúde na parte da tarde.

Serão realizados exames e orientações gerais sobre a doença no público mais vulnerável a ela, como em idosos, homens acima de 40 anos fumantes e pessoas que apresentam algum sintoma ou lesões, além dos que fazem uso do álcool.

Fatores de Risco

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.
Sintomas

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado

A doença começa por meio de pequenas alterações que podem ocorrer nos lábios, língua, bochechas, assoalho de boca, gengivas e céu da boca. As alterações podem ser pequenos nódulos, machucados, placas e alterações de cor, com manchas e pintas.

O recomendado é realizar o autoexame, após a higiene bucal em frente ao espelho, com a língua para fora, passando o dedo indicador nas bochechas, língua, gengiva e lábios.

Um médico ou dentista podem verificar a boca e procurar por lesões esbranquiçadas ou avermelhadas. Caso uma lesão seja encontrada, a biópsia é a maneira segura de diagnosticar o câncer. Alguns testes e exames ajudam o médico a descobrir se o câncer espalhou.

Data de publicação: 13/05/2013