A inovação na realização do filó deu certo e aconteceu durante a  Stmana taliana di Doutor Ricardo  em 4 comunidades entre 10 e 20 de maio.

A inovação na realização do filó deu certo e aconteceu durante a  Stmana taliana di Doutor Ricardo  em 4 comunidades entre 10 e 20 de maio. Dia 10 na Barra do Zeferino, dia 13 na linha São Paulo, dia 15 na Linha Palacin e dia 17 o encerramento na Linha Bonita Alta.

Cada comunidade caracterizou o ambiente para retratar o filó com ornamentação, comidas e bebidas típicas. Em cada uma delas o momento religioso em dialeto italiano em agradecimento e muito humor com o show italiano com Edgar Maróstica, “Umor in talian” que, com sua experiência, atraiu e descontraiu a todos até i inicio do “comer bem”.  O show aconteceu em todas as comunidades. Claro que não faltou a cantoria italiana embalada pelo grupo de cantoria Amici del Filó.

Cada comunidade se preparou para receber os visitantes com algo característico, típico, tornando o filó mais atraente e diferenciado, valorizando ainda mais este evento já tradicional em Doutor Ricardo.

Nem mesmo o clima, que por vezes estava chuvoso, frio, alterou a vontade de estar nas comunidades e participar dos momentos propostos durante o evento, seja no momento de oração, de humor ou o fato de comer bem.

Para o prefeito Alvimar Lisot, estes “encontro das comunidades, esta ornamentação caracterizada, o envolvimento, religiosidade, esta mesa farta, vinho, cantoria, liquinhos, tochas no caminho em algumas comunidades, demonstram que é possível viver bem valorizando nossos costumes e crenças onde estamos. Isso é valorizar as pessoas e suas comunidades com o que elas são. Acredito que acertamos em realizar os filós nas comunidades. Estamos todos de parabéns e o desafio é manter e inovar nos próximos anos!”

Na prefeitura Municipal aconteceu a exposição “Resgatando o passado e valorizando a nossa cultura”, mostrando vários instrumentos, utensílio domésticos, equipamentos, objetos que fizeram e fazem parte da cultura, da religiosidade, das tradições e que valorizam a história do município. Vários espaços foram montados com ambientes organizados e identificados em italiano gramatical, fazendo um comparativo com o dialeto. A exposição foi realizada para ampliar o projeto da semana italiana, especialmente para as escolas com o intuito de que isso não se perca, até mesmo a questão da língua, o dialeto.

Data de publicação: 20/05/2013