O dia 3 de junho tornou-se especial para os alunos e toda a comunidade escolar da EMEF Olavo Bilac.

O dia 3 de junho tornou-se especial para os alunos e toda a comunidade escolar da EMEF Olavo Bilac. Alunos da 7ª e 8ª séries se empenharam, juntamente com a direção da escola e os professores, e participaram da 41ª edição do projeto  Deputado Por Um Dia . Foram 5 escolas que participaram com 11 deputados. Os 11 deputados de Doutor Ricardo, com um de suplente, defenderam o projeto quepropôs a instituição da atividade  Hora da Leitura  nas escolas da rede pública estadual do Estado do Rio Grande do Sul.

A presença do prefeito Alvimar Lisot, único prefeito presente entre as 5 escolas, da Secretária da Educação Vania Maria Cima, e Leodacir Cornelli, representando os pais, fizeram parte da mesa na cerimônia oficial de abertura do evento e valorizaram ainda mais as atividades do dia.

Os deputados de Doutor Ricardo, liderados pela deputada Thais Andreolli, representaram o PEOB – Partido Estudantil Olavo Bilac – criado pela escola, foram:

Adrieli Carlinha da Silva Freitas – 7ª série

Andrieli Casagrande Dorigon – 7ª série

Daniela Ana de Freitas – 7ª série

Eduardo Cittolin Heins – 7ª série (suplente)

Felipe de Souza Marques – 7ª série

Lucas Devitte – 7ª série

Luduik Orsolin – 7ª série

Eduardo João Prestes – 8ª série

Jackson mariotti – 8ª série

Pablo Cornelli – 8ª série

Sofia Tremea Lorenzi – 8ª série

Thais Andreolli – 8ª série (Lider do PEOB)

A abertura do evento aconteceu no Memorial do Legislativo e foi presidido pelo presidente do Parlamento gaúcho, Pedro Westphalen, que ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, pois “pela educação os cidadãos passam a ser agentes de transformação da sociedade”, mencionando que o projeto cumpre o papel de aproximar o Parlamento da sociedade e de mostrar a importância da política na vida dos cidadãos. “Não é preciso ser candidato para fazer política”. O Presidente do Parlamento gaúcho destacou da importância que o município de Doutor Ricardo destinou ao projeto, valorizando a grande comitiva presente no evento.

Na sequência, o presidente da Escola do Legislativo, deputado Mano Changes, abordou o tema  A Música Contra o Crack,  em uma palestra voltada aos alunos, pais e professores das cinco escolas participantes do DPD neste semestre.

O projeto tem destaque nas atividades da Casa por permitir uma experiência sobre o dia a dia do parlamentar, desde o momento em que é criado um projeto de lei até a sua votação, já oportunizado a mais de 48 mil pessoas participantes das 41 edições do projeto no Rio Grande do Sul.

 

Após a palestra, os líderes dos partidos criados pelos estudantes participaram de reunião, na Sala da Presidência do Palácio Farroupilha, onde definiram a Ordem do Dia da Sessão Plenária do Estudante, na presença do presidente da ALRS e da superintendente Legislativa, Fernanda Paglioli.

A líder da Bancada do PEOB, Thais Andreolli defendeu o projeto  Hora da Leitura  e ainda conduziu os trabalhos da mesa. O projeto  Hora da Leitura  valoriza o conhecimento e a qualidade do ensino, criando novos hábitos e gostos pela leitura, melhorando a grafia e qualidade de expressão. O Projeto de Lei que institui a Hora da Leitura nas escolas da rede pública estadual do Estado do Rio Grande do Sul foi aprovado por 53 dos 54 deputados.

A diretora da escola, professora Ivete Paliosa Tassi, valorizou a participação da escola desde a construção inicial até o momento da volta. “É uma experiência única que deixa o brilho do nosso olhar ainda mais intenso. Vivenciamos o funcionamento e o que fazem os deputados. Nós professores fomos assessores dos nossos deputados.”

As outras 4 escolas que participaram foram a Escola Estadual Evarista Flores da Cunha, de Porto Alegre; Escola Municipal José Antônio Vilaverde Moura, de Alegrete; Escola Dr. Gabriel Álvaro de Miranda, de Cruz Alta e Escola Municipal Teotônio Vilela, de Farroupilha.

Data de publicação: 04/06/2013