O município de Doutor Ricardo realizou nesta segunda, 17 de junho, a Assembleia Municipal da Participação Popular e Cidadã para o orçamento 2014 do Governo do Estado.
O município de Doutor Ricardo realizou nesta segunda, 17 de junho, a Assembleia Municipal da Participação Popular e Cidadã para o orçamento 2014 do Governo do Estado. O evento foi coordenado por Maurício Rocha, Coordenador Regional do Processo de Participação Popular Cidadã (PPC) e Rodrigo da Luz, Coordenador Adjunto Vale do Taquari, ligados ao Departamento de Participação Cidadã da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes o prefeito Alvimar Lisot, do vice Adagir Pellegrini, do presidente da Câmara de Vereadores Eduardo Dagostini, secretários municipais, efetivo da Brigada Militar, escolas (direção, professores e alunos), representantes da sociedade civil.
Dentre as 10 áreas temáticas definidas na Audiência Pública Regional, ficartam definidas estas 5 pela assembleia:
- Educação Básica, Profissional e Técnica;
- Saúde;
- Desenvolvimento rural;
- Segurança Pública e Defesa Civil;
- Esporte, Lazer e Turismo.
Entre as 5 prioridades estratégicas, ficaram definidas as seguintes:
- Regionalização da saúde;
- Programa de sanidade animal;
- Programa de prevenção e tratamento da drogadição;
- Programa de irrigação;
- Segurança Pública/Defesa Civil.
Após elencar as áreas temáticas e prioridades estratégicas, foram escolhidos os 2 delegados para participar do Fórum Regional da Participação. Além do prefeito Alvimar Lisot, do presidente da Câmara de Vereadores Eduardo Dagostini, do presidente do Comudes (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável)Zaquiel Roveda foi eleita por unanimidade a diretora da EEEM Doutor Ricardo Gerusa Sartori e o soldado Feltraco, da Brigada Militar.
O valor de referência para os municípios do Vale do Taquari é de R$ 5.937.117,65. O rateio do valor a ser recebido será distribuído da seguinte forma: 40% para saúde e segurança (20% para saúde e 20% para educação) 30% para desenvolvimento rural e irrigação e 30% para o restante dos projetos.
O município já está habilitado e vai receber o valor de R$190 mil da Consulta Popular, sendo, 90 mil para conclusão e cobertura da quadra esportiva da EEEM Doutor Ricardo, 50 mil para redes de água e mais 50 mil para projetos de agroindústria familiar.
Data de publicação: 18/06/2013