Aconteceu na tarde do dia 11 de julho, quinta-feira, a V Conferência da Assistência Social no CRAS.

Aconteceu na tarde do dia 11 de julho, quinta-feira, a V Conferência da Assistência Social no CRAS. O objetivo proporcionado foi de manter um espaço democrático ao público participante e órgãos governamentais para debater ações já realizadas e buscar novas ações em conjunto.

O tema central foi a Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), visando fortalecer a autonomia dos municípios a partir de iniciativas políticas e técnicas para uma gestão com qualidade a toda a população.

Neste sentido, acredita-se em uma política de assistência social articuladas com as demais políticas públicas, promovendo assim uma gestão participativa e transparente.

Fica o agradecimento aos usuários que participam dos projetos no CRAS, aos idosos do Grupo da Melhor Idade Felicita, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, às pessoas da comunidade, enfim , a todos os que participaram e colaboraram na conferência.

Foram escolhidos 2 delegados para participar da Conferência Estadual, que deve ocorrer até dia 18 de outubro, que é preparatória para a nacional, que será de 16 a 19 de dezembro em Brasília.

Os Eixos temáticos foram:

1 – Ciclo orçamentário e financiamento obrigatório da assistência social.
2 – Gestão do sistema único de assistência social
3 – Gestão do Trabalho
4 – Gestão de serviços, programas e projetos
5 – Gestão dos benefícios no suas
6 – Regionalização

Os eixos foram apresentados pela secretária Catea Rolante e pela equipe de profissionais do CRAS: a Assistente Social  Graziela Gheno,  a Coordenadora do Departamento Social Verônica Dadalt e Caroline Cechin Weber que é oficineira.

Também foram formados três grupos de discussão sobre o tema Assistência Social, sendo que será enviado o Relatório de Deliberações para o Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS) até  dia 15 de agosto. É a partir deste espaço de discussões que se podem construir e planejar novas ações nos níveis de proteção social básica e especial.

Data de publicação: 12/07/2013