A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Doutor Ricardo, conta com um parque de máquinas para atender os produtores rurais e principalmente os produtores que estão investindo em todos os setores agrícolas, entre eles, escavo, terraplana...
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Doutor Ricardo, conta com um parque de máquinas para atender os produtores rurais e principalmente os produtores que estão investindo em todos os setores agrícolas, entre eles, escavo, terraplanagens para estufas de fumo e hortaliças, galpões, pocilgas, salas de ordenha e aviários.
Um exemplo disso é o casal Liane Zonta e Edinei Mariotti, que saíram da cidade para trabalhar na agricultura gerando assim mais renda para sua família. Casal investiu R$ 20.000,00 ( vinte mil reais) em estufa de fumo que permitirá redução de 30% de trabalho, o equipamento poderá também ser utilizado para secagem de grãos. Pelo menos é o que projeta e informa o casal, bastante otimista com a mais nova compra. Segundo Liane, a função da máquina será mecanizar todo o processo de estocagem. “Antes era preciso colher na lavoura, colocar no chão, amarrar, tudo muito trabalhoso e demorado. Com a máquina vamos descarregar na prensa, colocar na estufa e lá deixar por cinco dias. Ela faz boa parte do trabalho sozinha”, explica.
O casal planta 45 mil pés de fumo por safra, em uma área de três hectares. Na segunda quinzena deste mês inicia-se o plantio das mudas em solo. A colheita será realizada entre os meses de dezembro de janeiro.
A estufa está em fase inicial de construção. O comportamento de secagem terá 4×7 metros. Terá capacidade para secar entre 600 quilos até uma tonelada de fumo. Mariotti comemora a aquisição, porque além de utilizar para o fumo, também servirá para a secagem de outros grãos, como milho, e cereais, como arroz. “Será um silo dois em um. Um bom investimento.”
Além do tabaco, o casal também tem como atividades agrícolas a bovinocultura leiteira. As instalações foram construídas há três anos. Mesmo satisfeitos com o fumo, eles pretendem ampliar o leite. A intenção, segundo Liane, é comprar um resfriador e granel. Outras culturas como arroz, feijão, trigo, pipoca, frutas, verduras, são tudo para subsistência.
A Família recebeu amparo da Secretaria Municipal de Agricultura com todo o serviço de máquinas para a terraplangem, custo este todo pago pela Prefeitura Municipal, conforme Lei Municipal de incentivos as propriedades.
Data de publicação: 17/09/2013