Aconteceu durante a sexta-feira, dia 25 de outubro, no auditório da Prefeitura Municipal de Doutor Ricardo, o Seminário Integrador do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
Aconteceu durante a sexta-feira, dia 25 de outubro, no auditório da Prefeitura Municipal de Doutor Ricardo, o Seminário Integrador do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
Participaram do seminário professores e estudantes da rede municipal e estadual de ensino de Doutor Ricardo, Anta Gorda e Putinga. Também prestigiaram a abertura do evento, os Prefeitos de Doutor Ricardo Sr. Alvimar Luiz Lisot, de Anta Gorda Sr. Neori Dalla Vecchia, os Secretários de Educação Vânia Maria Cima, Rosane Marques e Eder Dalberto, diretores das escolas dos municípios promotores do Seminário Integrador.
Após a mensagem das autoridades, foram apresentados os projetos dos professores que trabalharam com os alunos dos anos iniciais, 1º, 2º e 3º Ano. A apresentação dos trabalhos foi coordenada pelos coordenadores e orientadores do Programa nos municípios.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, Estados, Municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.
Busca-se, para tal, contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores. Este Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC/FNDE tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas e
4. Gestão, controle social e mobilização.
Em Doutor Ricardo, os professores responsáveis pelo Programa são Jones Roveda, coordenador local e Marisete Thomazi, orientadora de estudos.
Pela tarde aconteceu a palestra com a professora Juliane Riboli Correa que abordou o tema “Dislexia, inclusão e relação professor/aluno”. Também aconteceu a formatura das professoras alfabetizadoras.
Alvimar Lisot, Prefeito Municipal:
“Onde há investimento em educação se vê o reflexo na sociedade e as mudanças são muito rápidas. Precisamos nos preparar, nos mobilizar e estar qualificados para poder atender as necessidades, prevenindo e buscando resultados eficientes”.
Vania Maria Cima, Secretária de Educação:
“Que bom poder estar aqui para compartilharmos as práticas pedagógicas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, disseminadas pelos coordenadores e orientadores dos nossos municípios, aos professores alfabetizadores das nossas escolas. Acreditamos nessa política pública educacional oferecida pelo MEC/FNDE, pois ela vem para qualificar a educação de nossos municípios e para isso parabenizamos e agradecemos a todos os educadores que se empenharam em desenvolver com êxito essa etapa, que não para com este seminário, mas é a nova semente plantada no currículo escolar e sinaliza um jeito novo de ensinar e aprender em tempos de globalização”.
Data de publicação: 29/10/2013