O município de Doutor Ricardo foi atingido pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul entre domingo à noite e segunda pela manhã, causando transtornos em diversos setores na área rural e urbana do município.
O município de Doutor Ricardo foi atingido pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul entre domingo à noite e segunda pela manhã, causando transtornos em diversos setores na área rural e urbana do município. Está sendo realizado um levantamento geral sobre perdas e danos causados pelo temporal. No interior, estre as comunidades mais atingidas, estão as comunidades da Barra do Zeferino, Linha Santo Antonio e Linha Bonita Alta.
Entre os setores mais atingidos está a agricultura, especialmente prejuízos na fumicultura, onde o granizo causou perda de até 60% da safra e, inclusive, galpões de fumo foram destruídos. Na avicultura, vários aviários foram destelhados e perfurados pelo granizo, causando alagamento no interior dos mesmos e exigindo até a retirada dos frangos.
Na fruticultura as perdas foram nas plantações de videiras, pessegueiros e frutas cítricas como laranjas, bergamotas e outras. A psicultura também foi atingida pelo rompimento de tanques de criação, causando a mortalidade de peixes.
Na produção de grãos, prejuízos, principalmente a cultura do milho, devido ao granizo, vendaval e enxurradas, prejudicando a produção de silagem e, consequentemente, a produção leiteira do município.
O levantamento agropecuário será finalizado nos próximos dais para se ter dados exatos das perdas e danos causadas pelas intempéries.
Prejuízos importantes e consideráveis também aconteceram devido ao grande volume de água das chuvas nas estradas e acessos municipais, onde se iniciou um trabalho para recuperação das mesmas.
Completando, residências domiciliares na área rural e urbana foram atingidas e algumas delas foram totalmente destelhadas ou destruídas.
A administração já solicitou reconhecimento de Situação de Emergência a Defesa Civil do Estado e, após, tomar as providências no sentido de auxiliar as pessoas que necessitem, decretará Situação de Emergência.
Data de publicação: 12/11/2013