Na semana que passou, o Grupo de Apoio e da Oficina Terapêutica realizaram passeio à Serra Gaúcha, acompanhados dos secretários Jorge Lorenzi da Saúde, Catea Rolante da Assistência Social além da assistente social Gisele Valerio, a psicologa Liliane Bl...
Na semana que passou, o Grupo de Apoio e da Oficina Terapêutica realizaram passeio à Serra Gaúcha, acompanhados dos secretários Jorge Lorenzi da Saúde, Catea Rolante da Assistência Social além da assistente social Gisele Valerio, a psicologa Liliane Blomker, a enfermeira Cristiana Sgari e a oficineira Caroline Cehin. As participantes no passeio foram Iracema Fachini, Barbarina Bortolini, Geni Zenere, Dolores Zenere, Clarice Brandão, Nilse Quioti, Elvira Togni, Claudete Paliosa, Fatima Cassanelli, Helena Boiani e Ines Guzzon.
Em Bento Gonçalves visitaram o roteiro Caminhos de Pedra, que já é conhecido internacionalmente por resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875. É Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. Na Casa do tomate, acompanharam a história e o processo do tomate e seus produtos alimentícios e cosméticos. Na Casa da Ovelha, destaque para a criação de ovelhas para produção de leite e derivados, participando das atividades desde o manejo até a ordenha.
O passeio da Maria Fumaça, de Garibaldi para Carlos Barbosa, iniciou com degustação de vinhos, espumantes, sucos na estação do trem até a estação de Carlos Barbosa. No caminho foram envolvidos com apresentação de teatro, musicas italianas e gaúchas onde dançaram, brindaram, cantaram, enfim, foram envolvidas pelo passeio e pela paisagem da região. Uma das atrações do passeio foi a cantora italiana Ines Rizzardo, que já esteve em Doutor Ricardo.
Na Epopéia Italiana acompanharam a história dos imigrantes e suas dificuldades iniciais e as transformações que continuam até hoje.
Data de publicação: 27/11/2013