Na semana que passou, dia 2 de dezembro pela noite, aconteceu o encerramento do ano do Projeto Fortalecimento de Vínculos de crianças de 0 a 6 anos, através do PAIF – Programa Atenção Integral a Família – no CRAS.
Na semana que passou, dia 2 de dezembro pela noite, aconteceu o encerramento do ano do Projeto Fortalecimento de Vínculos de crianças de 0 a 6 anos, através do PAIF – Programa Atenção Integral a Família – no CRAS. Com os pais ou cuidadores, foram 24 crianças que participaram do encerramento das atividades do ano de 2013. O encontro é realizado a cada quinze dias.
Os pais e as crianças participaram de Yoga, coordenada por Cristiana Bergamann Sgari, seguido de bate papo com a psicóloga Fabrine Taffarel e Assistente Social Giseli Valério, que abordaram o tema O que é educar?
A psicopedagoga Daniela Reginatto apresentou as atividades desenvolvidas com as crianças e seus familiares durante o ano e seus objetivos, realizando, também, a avaliação do projeto.
Após realizadas as atividades, houve confraternização e a chegada do Papai Noel.
Para a Secretária da Assistência Social Catea Rolante “se todas as famílias, todas as crianças pudessem participar de projetos como este, teríamos adultos diferentes bem resolvidos e felizes, famílias mais fortalecidas. Somos privilegiados em ter projeto que fortaleça vínculos familiares e atividades que colaboram para desenvolvimento integral da criança.”
Para a coordenadora do projeto, Daniela Reginatto, “o encerramento das atividades foi um momento muito gratificante para todos os envolvidos no projeto. Os pais participaram juntamente com seus filhos deste encontro o que comprova o comprometimento na educação dos seus filhos. Durante os encontros procuramos fortalecer e formar vínculos afetivos seguros entre pais ou cuidadoras pois estes sempre serão uma condição necessária para o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada e feliz. Aconteceram muitas brincadeiras pois brincar com a criança é uma maneira de ajuda-la a se conhecer, a se comunicar com aqueles que estão à sua volta e a se enriquecer como pessoa. Com os momentos de contação de histórias a criança desenvolve a imaginação, as emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. As atividades são desenvolvidas para incentivar a arte, possibilitando desenvolver a sensibilidade, a imaginação, a percepção e a criatividade. Cantamos e dançamos muito. A música potencializa a aprendizagem, transmite emoções e afeto.”
Para a Presidente do CPM da EMEI Amiguinhos do Coração, Cristiana Sgari, “este projeto além dos objetivos acima também tem nos proporcionado um encontro de pais, um vinculo muito maior com nossos filhos e vice versa, um dialogo maravilhoso com os profissionais envolvidos, enfim momentos que tenho certeza vão dar muitos resultados, e já estão dando. Tenho certeza que nossos filhos vão ir para a escola grande como dizem muito melhores, muito mais empoderados, e nós pais nos sentindo muito mais seguros onde temos um lugar que estão estimulando nossos filhos a terem criatividade, integração e respeito com o outro. Nesta tarefa árdua de educar filhos fico feliz em ter um espaço de dialogo, conversa, troca de informações, condutas. Nestes encontros nossos filhos brincam, se divertem e percebem que seus pais estão ali com eles, brincando e se divertindo junto. O que significa isso para uma criança que está construindo seu mundo? Uma relação de confiança, amor, zelo, dedicação. Enfim parabéns a equipe , parabéns pais, parabéns filhos por termos escolhido este caminho e termos a certeza que a nossa cidade de DOUTOR RICARDO é um lugar maravilhoso de se crescer feliz e saudável!”
Além das atividades normais do projeto, aconteceram bate papo com profissionais como a nutricionista, a dentista e a fonoaudióloga. As mães ou cuidadoras realizaram oficinas durante os encontros confeccionando móbiles com rolinho de papel higiênico, decoração de pote de sorvete com tecidos e fitas, receita de massa de modelar caseira e confecção de alfabeto móvel com EVA.
Data de publicação: 05/12/2013