A Administração Municipal de Doutor Ricardo e Comunidade Ricardense convidam para a Festa da Gruta no dia 2 de fevereiro , com o lema  “Há 55 anos caminhando com Maria”.

A Administração Municipal de Doutor Ricardo e Comunidade Ricardense convidam para a Festa da Gruta no dia 2 de fevereiro , com o lema  “Há 55 anos caminhando com Maria”.

10h15min – Procissão até a gruta e missa festiva presidida pelo bispo diocesano e animada pelo pe. Osmar Coppi e benção da saúde;

12h30min – Almoço: churrasco de rês, carne suína e galinha recheada;

15h – Show com o Pe. Osmar Coppi;

16h30min – Banda Paradigma

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

A gruta foi descoberta no dia 21 de novembro de 1957, num passeio ao longo do riacho pelo padre Victorio Scopel acompanhado do proprietário do local, João Mariotti e um morador vizinho, Ferdinando Valentini. Eles desciam da sede em direção à capela do Zeferino e, acompanhando o riacho, descobriram  “uma gruta natural, de extraordinária beleza”,  nas palavras do Padre Scopel registradas no livro da paróquia.

Do descobrimento até o final do ano de 58, o tempo foi para fazer limpeza do local, pois existia “grande sujeira acumulada à água que corre em abundancia dentro da mesma gruta”.  No mês de julho os trabalhos se intensificaram, sendo usados 150kg de dinamite e um compressor para auxiliar os voluntários nos trabalhos.  “Deus sabe e há de recompensar tantos sacrifícios. Dias de chuva, frio. Turmas e turmas de voluntários. Se Deus quiser ficará pronta!”, dizia o padre.

A inauguração foi no dia 11 de fevereiro de 1959, quando foi levada a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, onde todos os anos acontece a, já tradicional, Festa da Gruta. No segundo domingo de cada mês, às 14h, acontece a missa no interior da gruta.

Até hoje a gruta recebe visitantes durante o ano todo, principalmente no período do verão, dispondo de grande área verde com sombra, churrasqueiras, piscinas onde os visitantes curtem a mesma água da queda da gruta. É o símbolo da fé de Doutor Ricardo, é a beleza natural irmanada com a fé.

Nos anos de 2002 e 2003 foi construída parte da escadaria que da acesso a gruta. A segunda etapa da escadaria foi concluída no final do ano de 2006. São, em torno de 125 degraus e a cascata com aproximadamente 60m.

Data de publicação: 29/01/2014