A Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo lançou na tarde de quarta-feira, dia 12 de março, o projeto  Na pressão, conte comigo!  no auditório da Unidade de Saúde.

A Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo lançou na tarde de quarta-feira, dia 12 de março, o projeto  Na pressão, conte comigo!  no auditório da Unidade de Saúde. Participam do grupo 20 pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica. O encontro foi a primeira atividade no auditório da Unidade de Saúde.

No lançamento estiveram presentes o prefeito municipal Alvimar Lisot, o vice Adagir Pellegrini, dos profissionais que coordenam o grupo e as agentes de saúde. O secretário da saúde Jorge Lorenzi desejou as boas vindas a todos e agradeceu por aceitarem participar do primeiro grupo de hipertensos do município.

O prefeito falou da importância que  “d evemos ter com a saúde e de oportunizar meios que levem a melhorá-la. Saúde e o bem estar é uma das prioridades da Administração Municipal e estamos buscando liberar mais recursos para ampliar o espaço físico, melhorando e qualificando o atendimento.”

O vice prefeito Adagir salientou da “importância e do comprometimento da Administração em realizar ações de saúde que busquem a qualidade de vida, que trabalhem na prevenção de doenças, da rede de atendimentos e cuidados, da importância e qualificação da equipe de saúde.”

Após o exercício físico, que acontecerá em todos os encontros, a nutricionista Eliana Giacobbo, acompanhada da psicóloga Liliane Blomker, da enfermeira Cristiana Sgari, fizeram a explanação do projeto e objetivos dos dez encontros programados.

Os encontros serão realizados uma vez ao mês, nas primeiras quintas-feiras, exceto o primeiro encontro e mês de maio que será realizado na segunda quinta-feira, devido ao feriado. Cada encontro será focado um assunto como alimentação, exercícios físicos, a psicologia (lembrando que o corpo são deve ter uma mente sã), o uso de medicamentos entre outros.

Haverá uma palestra de encerramento no final do ano para encerrar o grupo, pois no próximo ano deverá iniciar com outros participantes. A nutricionista lembra da “importância da conscientização e mudança de estilo de vida para obter uma melhora na qualidade de vida. Nunca é tarde para mudar, e se não for para nós que seja para nossos filhos e netos.”

A secretaria da saúde elaborou um material explicativo para conscientizar sobre a hipertensão, mais conhecida comopressão alta.

Um dos participantes, o senhor Danilo Giacobbo, reconhece a importância do projeto e diz que “nós do município de Doutor Ricardo somos privilegiados pelos profissionais da saúde que temos. Oferecem atividades e encontros para as pessoas, cuidando e orientando a nossa saúde.”

O projeto: Na pressão, conte comigo!

A Hipertensão arterial ou “pressão alta” ocorre quando a pressão exercida pelo sangue na parede das artérias é muito forte, que pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos.

Muitas vezes a Hipertensão não causa nenhum sintoma, mas pode causar dor de cabeça, sensação de calor, dificuldade de respirar e cansaço. Alguns fatores podem estar relacionados com a pressão alta como história familiar, idade, sal, obesidade, diabetes, álcool, vida sedentária e o cigarro. Também tem mais risco de ficar hipertenso quem consome muita bebida alcoólica, pessoas da raça negra e que tem hipertenso na família.

O município de Doutor Ricardo possui mais de 20% da população fazendo uso de medicamentos contínuos para a Hipertensão Arterial Sistêmica. Após mais de meio ano de pesquisa envolvendo pessoas que fazem uso da medicação para a Hipertensão os dados mostram que pessoas bem jovens estão entre os usuários destes medicamentos. A maioria dos entrevistados possui outras patologias associadas como diabetes, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia ou obesidade.

Na época da coleta de dados relataram dormir mal 45,92% das pessoas, 50% sentiam-se agoniados e tensos, 51,63% sentiam-se esgotados e sem forças, mais da metade dos entrevistados sentiam formigamentos em alguma parte do corpo e 71,47% relataram ter a sensação que a vida é uma luta contínua.

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde está colocando em ação o “Projeto na pressão conte comigo” que teve seu primeiro encontro nesta quarta-feira, dia 12 nas dependências da Unidade Básica de Saúde.

Os encontros serão realizados uma vez ao mês, nas primeiras quintas-feiras, exceto o primeiro encontro e mês de maio que será na segunda quinta-feira, devido ao feriado. Cada encontro será focado um assunto diferente como alimentação, exercícios físicos, a psicologia (lembrando que o corpo sadio deve ter uma mente sã), o uso de medicamentos e suas reações, entre outros e iniciará com a presença de 20 participantes.

No final do ano está sendo planejada uma palestra de encerramento deste grupo para toda a comunidade e para o próximo ano deverá iniciar com outros participantes.

O Projeto também envolve a Secretaria de Educação onde é realizado o acompanhamento dos escolares com avaliação antropométrica, aferição da pressão arterial e a oferta de alimentos com menos teor de sódio. Muitas vezes a pressão arterial pode ser regulada apenas com hábitos mais saudáveis.

Como ter uma pressão 12 por 8? Manter o peso adequado, diminuir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, evitar o estresse, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, diminuindo o consumo de sal (ler os rótulos e evitar os com excesso de sódio) e consumindo alimentos ricos em potássio. O potássio induz à queda de pressão arterial e exerce ação protetora contra danos cardiovasculares. Os alimentos que possuem uma maior quantidade de potássio são as frutas, leguminosas e vegetais. Como: feijão, ervilha fresca, aveia, beterraba, batata, mandioca, cenoura, couve, chicória, espinafre, abacate, banana, melão e maracujá.

Quando a pessoa se habituar ao sabor da comida mais saudável e de temperos frescos, vai apreciar muito a variedade de sabores.

Curiosidades:

– a obesidade infaltil quadruplica as chances de resultar um adulto hipertenso;

– o risco de mulheres aumenta após a menopausa.

A conscientização e a mudança de estilo de vida são importantes para obter uma melhora na qualidade de vida. Nunca é tarde para mudar, e se não for por nós que seja para nossos filhos e netos.

A Hipertensão é uma doença assassina e silenciosa. Como está a sua?

Data de publicação: 13/03/2014