Iniciou na segunda-feira, dia 10 de março, na Unidade de Saúde de Doutor Ricardo, a oferta da vacina contra o HPV.

Iniciou na segunda-feira, dia 10 de março, na Unidade de Saúde de Doutor Ricardo, a oferta da vacina contra o HPV. A vacina que previne o câncer de colo de útero tem como público-alvo meninas de 11 a 13 anos. Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (5 anos).  Na terça, dia 18 de março, a vacinação do HPV aconteceu na Escola Olavo Bilac na Linha Bonita Alta. Na Unidade de saúde continua a vacinação normal para quem procurar.

A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 290 milhões de mulheres no mundo sejam portadoras do HPV, sendo que 32% são infectadas pelos tipos causadores do câncer. Por ano, 270.000 pessoas morrem em decorrência da doença.

Fica o alerta a todas as meninas e aos pais sobre a importância da prevenção contra o HPV, realizando a imunização preventiva através da vacina.

Data de publicação: 17/03/2014