A Doutora Mabel Marin Paso está em fase de adaptação no município de Doutor Ricardo, onde chegou no dia 17 de março.
A Doutora Mabel Marin Paso está em fase de adaptação no município de Doutor Ricardo, onde chegou no dia 17 de março. Ela conta que a adaptação está ótima e está aguardando apenas a certificação do Ministério da Saúde para iniciar as atividades médicas. Possui experiências que adquiriu em quase 20 anos, atuando na medicina em Cuba e também na Venezuela.
Muito cordial, ainda sem o hábito do chimarrão, conta que foi bem recebida. “Já gosto muito do povo de Doutor Ricardo, as pessoas são muito hospitaleiras, alegres e agradecidas.” Quando fala da culinária, ela sente a diferença no paladar. “Gosto muito da comida brasileira, a de Doutor Ricardo é uma delícia porém achei a comida muito salgada.”
Ela sente saudades de suas origens, Província de Las Tunas, Cuba, mas já tem alternativas para minimizar. “Estou muito longe da minha família, estou muito feliz de estar ao lado de vocês, estão me brindando incondicionalmente. Me sinto bem, estou segura com o apoio de todos os trabalhadores do posto de saúde, das pessoas que me cercam. Para matar a saudade de Cuba através do telefone e, também, via e-mail. Falo com meus colegas médicos cubanos de Relvado, Roca Sales, Dois Lajeados e São Valentin. Nos encontramos no último final de semana em Dois Lajeados.”
Quanto ao trabalho, a doutora Mabel demonstra vontade e dinamismo para iniciar as atividades médicas. “Quero contribuir para mudar alguns hábitos, ao estilo de vida da população, uma mudança que seja agradável a todos e valorize ainda mais a saúde. Adoro fazer visitas domiciliares, porque minha especialidade é médico integral. Quero conhecer os problemas, a família, fazer intervenção acerca dos problemas e buscar soluções. Gosto de participar em palestras de idosos, crianças para divulgar formas de como prevenir diferentes enfermidades.”
Ela vem todos os dias de Encantado para trabalhar, mas logo estará morando em Doutor Ricardo.
O secretário da saúde, Jorge Lorenzi, conta que “também temos uma expectativa muito boa em relação ao trabalho. Por ora estamos apresentando do funcionamento da questões acerca das ações de saúde e nos colocando a disposição para melhor acolher e atender as necessidades.”
Data de publicação: 07/05/2014