Doutor Ricardo é a Terra do Filó.

Doutor Ricardo é a Terra do Filó. Com a realização do 9º Filó e a II StimanaTaliana comprovou-se com o sucesso de público e a valorização do filó com a participação dos ricardenses e dos visitantes. Todos foram recepcionados no Ginásio Municipal e convidados a fazer filó. A ornamentação já caracterizava o ambiente para receber o público, estimado em 2 mil pessoas.

O Grupo de Cantoria Amicci Del Filó, em procissão, entrou cantado canções que conduziram ao momento religioso. Em seguida, o presidente do legislativo ricardense, Vagner Radaelli, coordenou a entrega de placas alusivas ao filó, entregues ao prefeito municipal Alvimar Lisot, ao vice-prefeito Adagir Pellegrini, ao ex-prefeito Nilton Rolante por ter iniciado a realização do filó no ano de 2006, o vereador Renato Tremea foi o autor da lei que colocou o filó no calendário oficial de eventos, o Pe. Alberto Tremea e, ao final, o presidente do legislativo também foi homenageado por instituir Doutor Ricardo como Terra do Filó.

E não faltou o melhor da gastronomia do filó: polenta brustolada, queijo, salame, brodo, “porco no tacho”, torresmo, batata doce, amendoim, rapadura, cuca, pão, vinho, doces, pinhão, frutas, entre outros pratos servidos pelos funcionários municipais e outros colaboradores. O cantor Valmor Marasca embalou o filó, com destaque para as canções italianas. Antes de finalizar o show, os gaiteiros e violeiros fizeram um momento juntos, possibilitando a formação de um trenzinho com cerca de 13 minutos de duração.

Para o prefeito Alvimar Lisot, “o filó oportunizou recordações, momentos para reviver, resgatar e valorizar o folclore, as tradições, o trabalho, a religiosidade, a gastronomia, a cantoria, os costumes deixados pelos imigrantes à nossa gente. Hoje podemos nos orgulhar deste legado mantido em Doutor Ricardo. Para o próximo ano queremos organizar o filó nas famílias, oportunizando que famílias próximas se encontrem, além de continuar e melhorar o que vem dando certo.”

Mais de 4000 pessoas prestigiaram as 4 noites do filó nas comunidades do Zanella, Rio Verde, Bonita Baixa e da sede. Na sede a estimativa de público foi de 2 mil pessoas. Para o vice-prefeito Adagir Pellerini, “sentimo-nos honrados pelo prestígio de muitas pessoas e autoridades dos municípios vizinhos que acompanharam, confraternizaram a alegria e o comprometimento da comunidade Ricardense.” Foram registradas presenças de pessoas dos municípios de Anta Gorda, Relvado, Ilópolis, Itapuca, Encantado, Arvorezinha, Estrela, Lajeado, entre outros. Três estados também estavam representados: São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso.

A Administração Municipal agradece o empenho e dedicação de todos os que participaram e aos que colaboraram, fazendo parte da história e enobrecendo a Terra do Filó. Da mesma forma agradece ao Grupo de Cantoria Amicci del Filó, aos gaiteiros e violeiros que se dispuseram e participaram do filó, os funcionários da Prefeitura as comunidades, à câmara de vereadores, Brigada Militar, Ao nosso colaborador  Pe. Alberto e a população que não mediu esforços para o sucesso da programação.

Em nome do Prefeito Alvimar Lisot e do Vice-Prefeito Adagir Pellegrini, a gratidão e reconhecimento a todos.

Data de publicação: 28/05/2014