O seminário sobre qualidade de mudas de erva-mate e implantação de novos ervais para os produtores de Doutor Ricardo aconteceu na tarde do dia 15 de julho no auditório da Prefeitura municipal.

O seminário sobre qualidade de mudas de erva-mate e implantação de novos ervais para os produtores de Doutor Ricardo aconteceu na tarde do dia 15 de julho no auditório da Prefeitura municipal. Foi um importante seminário sobre erva mate onde cerca de 30 produtores estiveram presentes no evento que abordou temas como produção de mudas de qualidade.

Segundo o Engenheiro Agrônomo e Supervisor Regional da Emater Cezar Burilli “a produção de mudas de erva mate de qualidade passa necessariamente pela seleção de matrizes que apresentam os requisitos desejados na futura plantação. É importante conhecer o seu histórico de produtividade, as árvores devem ser vigorosas, bem desenvolvidas, produtivas em folhas, preferencialmente selecionar  árvores adultas de idade entre 15 a 30 anos para erveiras plantadas. Devemos observar esses requisitos para obter uma muda de qualidade e que seja futuramente produtiva”.

Segundo o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Zaquiel Roveda, “este ano serão implantados em torno de 70 hectares de ervais novos, por isso a importância do produtor estar bem informado na hora de efetuar a compra das mudas. Estimulamos os produtores ricardenses também com o auxílio que o município fornece como subsídio de 30% do valor de compra das mudas até o limite de 2000 mudas por agricultor por ano, forma esta que está dando resultado na produção e no aumento do retorno de ICMS no município”.

O seminário foi realizado em parceria da Secretaria Municipal da agricultura e meio ambiente com a Emater  e teve como palestrante o Engenheiro Agrônomo Cezar Burilli Supervisor Regional Emater Lajeado.

Data de publicação: 18/07/2014