Nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, aconteceu o Seminário Regional de Qualidade do Leite no auditório da Prefeitura Municipal de Doutor Ricardo.
Nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, aconteceu o Seminário Regional de Qualidade do Leite no auditório da Prefeitura Municipal de Doutor Ricardo.
O médico veterinário Paulo Telles da Cruz falou aos produtores sobre CCS – Contagem de Células Somáticas – e as influencias quando não controlada e os benefícios quando normalizada. Ao final, lembrou que é preciso que cada um faça a sua parte, independente de outros não fazerem.
O engenheiro agrônomo Alexandre Rotta, secretário executivo da APIL – Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul -, promotora do seminário, comentou sobre as atividades da entidade que está realizando mais de 40 seminários regionais para levar informações sobre a qualidade do leite e a importância de estar atualizado e buscando qualificar a propriedade rural.
O médico veterinário da Câmara Setorial do Leite, da Secretaria da Agricultura , Pecuária e Agronegócio do Estado, Danilo Cavalcanti Gomes, abordou sobre a Instrução Normativa 62, de dezembro de 2011, que tem por objetivo garantir a qualidade do leite como também a saúde do animal, diminuindo, por exemplo, o risco de problemas como a mastite – lesão na glândula mamária provocada por bactéria.
O coordenador da Câmara Setorial do Leite da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado explanou assuntos relacionados a busca de soluções para problemas regionais, políticas públicas do Estado e medidas adotadas em relação a cadeia produtiva do leite.
O prefeito Alvimar Lisot participou do seminário e agradeceu a Apil pela realização do evento no município e destacou que “os assuntos debatidos valorizam a busca pela qualidade na cadeia produtiva, ampliam o conhecimento sobre a atividade leiteira, possibilitam diminuir os problemas e melhorar a renda dos produtores.”
Data de publicação: 16/09/2014