A noite do dia 30 de setembro foi de comemoração pelos três anos de aniversário do CRAS, com o lema “Três anos de convívio, conquistas e defesa dos direitos sociais.

A noite do dia 30 de setembro foi de comemoração pelos três anos de aniversário do CRAS, com o lema “Três anos de convívio, conquistas e defesa dos direitos sociais. Um pequeno período de tempo que marca a grandeza de nossas ações”.

A programação iniciou às 19h com a apresentação dos projetos e serviços atuais ofertados, oportunizando ações que visam a melhoria da qualidade de vida. O auditório esteve lotado com a presença dos que utilizam os serviços ofertados pela secretaria, pela comunidade ricardense e autoridades do município.

O terapeuta holístico ortomolecular Ari Vieira Marques ministrou a palestra SEJA FELIZ, abordando temas como felicidade, saúde, paz e prosperidade, estilos de vida, alimentação, sentimentos, enfim relacionou situações vividas diariamente e a busca constante para viver com qualidade de vida, para viver feliz.

Secretária da Assistência Social Catea Rolante:após a palestra ela falou emocionada e agradeceu a presença de todos mesmo com um clima nebuloso. Sobre os três anos de atividades no CRAS Catea reforçou que “esta é uma noite especial e de comemoração na casa dos ricardenses, nesta obra humana onde temos tantas boas ações de respeito, carinho e um trabalho desafiador, que tem aconchego e qualidade para atender e buscar soluções dignas aos cidadãos. A Administração é incansável para proporcionar melhor qualidade de vida.” A secretária enalteceu a presença do ex-prefeito Nilton Rolante pela coragem quando da construção da obra e lembrou da frase que proferiu na inauguração, quando disse que “ é viva a palavra quando as obras e ações falam”.

Prefeito Alvimar Lisot: falou da alegria em contar com expressivo número de pessoas que atenderam ao convite e participaram da comemoração do aniversário. “Que bom que estão aqui e não se intimidaram com o tempo. Ouvimos a palestra que reforçou e apontou caminhos. Sempre é bom aprender e estamos trabalhando para valorizar o ser humano e estamos buscando mais projetos para o CRAS. Até o quinto aniversário deveremos ter a piscina pronta. O prefeito lembrou das eleições do próximo domingo como uma oportunidade de exercer a cidadania com consciência e responsabilidade nas escolhas.”

Vice prefeito Adagir Pellegrini:  “É com alegria e satisfação que estou aqui hoje para comemorar o trabalho de três anos  de empenho, dedicação e valorização do cidadão ricardense. Somos felizes em Doutor Ricardo, pois Deus plantou este lugar e nós estamos vivendo nele. Saúdo o ex-prefeito Nilton que, juntamente com o Alvimar, teve a coragem  e a determinação de construir este espaço físico que hoje desenvolve tantos projetos e disponibiliza serviços aos nossos cidadãos.”

Presidente da Câmara de Vereadores, Vagner Radaelli:  “Acompanho as atividades desenvolvidas no CRAS e posso dizer que hoje temos atividades para todos os cidadãos. Hoje é dia de agradecer a todos os que fizeram e estão construindo a história do CRAS e quero lembrar do ex-prefeito Nilton pela percepção e coragem em investir nesta obra que é um marco de Doutor Ricardo.”

Nilton Rolante, ex-prefeito:  “É uma alegria estar aqui nesta terra que escolhi para morar. É motivo de alegria estar em um espaço diferenciado e que vem atendendo os cidadãos em suas necessidades. Doutor Ricardo é diferente, pois tem qualidade em todos os setores, seja em atendimento aos cidadãos, saúde, agricultura, educação, obras. Este espaço atende vários públicos como a melhor idade, crianças, famílias, PCDs, adolescentes, enfim a toda a comunidade e recebe eventos importantes como posse de prefeitos.”

Homenagens

No momento das homenagens, a equipe do CRAS homenageou a secretária Catea por ser, também o Dia da Secretária. A secretária do CRAS, Cistiane Vieira, também recebeu a homenagem. Todos os secretários municipais receberam a homenagem, juntamente com o prefeito Alvimar Lisot, o vice Adagir Pellegrini e esposa Adilaine, o presidente da Câmara de Vereadores Vagner Radaelli.

Após a bênção do Pe. Alberto, o bolo foi cortado e servido juntamente com o coquetel de aniversário.

Um pouco da história do CRAS

Da necessidade de oportunizar espaço, acesso e garantia de direitos sociais a população ricardense. O CRAS é o lugar onde se exerce a cidadania, é a casa e porta de entrada do cidadão para serviços e programas sociais oferecidos pelos órgão públicos.

Partindo desta necessidade, a Administração municipal de Doutor Ricardo viabilizou, com recursos próprios, a construção do CRAS que atende a todas as demandas do município.

Esta obra, que somou-se a transformação de Doutor Ricardo, foi inaugurado solenemente no dia 30 de setembro de 2011.

O CRAS é uma imponente obra com 532,83m2 de área construída, sendo investido o valor de R$ 419.543,96.

O Pe. Giocondo Giuseppe Vaccaro foi escolhido patrono pelo testemunho religioso exemplar, firmado na fé e na oração.

Também faz parte do complexo a pista de caminhada com de 250 metros de calçada e a academia ao ar livre, com15 equipamentos destinados à prática esportiva.

A pista de caminhada e a academia proporcionam passeio e lazer à população.  O investimento desta obra é de R$ 135.600,00 e contou com a parceria do Ministério do Esporte.

São vários espaços importantes que atendem e proporcionam qualidadeaos serviços de proteção básica a todas as famílias ricardenses.

PROJETOS ATUALMENTE DESENVOLVIDOS

  1. Oficinas de artes marciais – Gaditas: Guerreiros de Deus – crianças, adolescentes e adultos

  2. Curso de informática: Um olhar social num mundo digital – adolescentes, público prioritário do Programa Bolsa Família;

  3. Praticando Saúde – melhor idade;

  4. Arte em PVC – adolescentes e famílias;

  5. Alegria de colorir – crianças e adolescentes;

  6. Construindo sonhos – famílias;

  7. Arte para a vida – famílias;

  8. Teatro/Artes cênicas para crianças de 3 a 6 anos, adolescentes e idosos;

  9. Um novo olhar – pessoas com deficiência e suas famílias;

  10. Fortalecimento de vínculos – crianças de 0 a 6 e famílias;

AÇÕES DO CRAS

A articulação das ações visam oferecer a população a melhoria na qualidade de vida e mecanismos para a promoção de questões relativas à primeira infância, a adolescência , à juventude, ao envelhecimento e a deficiências a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento das possibilidades.

Neste sentido, durante o ano são realizadas as seguintes ações:

  1. Encontro mensal com o grupo da melhor idade felicita

  2. Encontros mensais com PCDs e suas famílias

  3. Baile regional da melhor idade – anual

  4. Semana do idoso

  5. Dia vovô e vovó

  6. Dia dos pais e dia das mães

  7. Dia da criança

  8. Outubro Rosa – ações preventivas para as mulheres

  9. Novembro azul – ações preventivas para o homem

  10. Campeonato de canastra para idosos

  11. Parceria com secretarias municipais: Dia da Mulher, Semana do Bebê Ricardense, projeto Quem Ama Educa e Protege

  12. Habitação rural e urbana

  13. Cursos de qualificação do Pronatec

  14. Campanha de conscientização de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes,

  15. Campanha do Agasalho,

  16. Visitas Domiciliares,

  17. Acolhida, Estudo Social,

  18. Grupos com Famílias,

  19. Reuniões Mensais com beneficiários do programa Bolsa Família,

  20. Acompanhamento familiar,

  21. Campanhas Socioeducativas,

  22. Informação, comunicação e defesa de direitos,

  23. Promoção ao acesso à documentação pessoal,

  24. Mobilização para a cidadania,

  25. Conhecimento do território, cadastramento socioeconômico,

  26. Elaboração de relatórios e/ou prontuários, notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade social e risco social,

  27. Cadastro único – porta de entrada para programas, projetos, ações e benefícios ofertados pelo CRAS

  28. Busca ativa – visita para averiguar conflitos e buscar soluções

  29. Demandas de abrigamento

  30. Judiciário e Ministério Público – prestação de serviços a comunidade, perícia social

  31. Grupo de conscientização, comportamento, convivência

  32. Plantão social – atendimentos individuais, identificação das demandas para encaminhamentos necessários para: benefícios eventuais (auxílios concedidos em caráter emergencial), BPC- beneficio de prestação continuada a idosos e PCDs, passe livre interestadual e intermunicipal para PCDs, carteira do idoso, encaminhamentos e orientações sobre auxílios previdenciários, encaminhamentos intersetoriais que pode ser para: saúde, educação, agricultura, judiciário, promoção ao acesso à documentação pessoal e outros.

Data de publicação: 30/09/2014