Na semana que passou a equipe da Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo recebeu treinamento dos técnicos do Ministério da Saúde sobre o funcionamento do novo sistema que reestrutura as informações de cada cidadão junto aos órgãos de saúde.
Na semana que passou a equipe da Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo recebeu treinamento dos técnicos do Ministério da Saúde sobre o funcionamento do novo sistema que reestrutura as informações de cada cidadão junto aos órgãos de saúde. O encontro aconteceu na Unidade de Saúde durante a tarde de terça-feira e na quarta os técnicos acompanharam o início dos trabalhos no novo sistema.
Antes do e-Sus as informações eram digitadas no SIAB – Sistema de Informação de Atenção Básica. Com o novo sistema todos os procedimentos são digitados em tempo real em que o procedimento for realizado, seja consulta, atestado, prontuário, remédios, etc.
Os dados de todos os munícipes deverão ser digitados novamente e estarão diretamente vinculados ao Ministério da saúde. Cada vez que o usuário for atendido, passar por procedimento ou qualquer outro atendimento, ficará registrado no sistema.
As agentes de saúde também deverão ter os dados para acompanhamento durante as visitas, já que elas terão o cadastro no netbook para atualizar as visitas.
O secretário da saúde Jorge Lorenzi lembra que “é um programa novo em que temos que digitar todos os dados dos munícipes novamente e isso demanda de tempo. Solicitamos paciência, pois cada procedimento terá que ser atualizado na hora em que o paciente for atendido. São normas do Ministério da Saúde e não tem como não aplica-las”.
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.
Data de publicação: 17/11/2014