Acolher e atender aos cidadãos Ricardenses visando melhorar a qualidade de vida é uma das atribuições da equipe do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
Acolher e atender aos cidadãos Ricardenses visando melhorar a qualidade de vida é uma das atribuições da equipe do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Todos os dias da semana são realizadas diversas atividades que visam fortalecer a função protetiva das famílias, o desenvolvimento de potencialidades bem como promover o acesso e usufruto dos direitos sociais. Estas ações que são oportunizadas aos Ricardenses através do CRAS trata-se de um espaço referenciado da rede de Proteção Social Básica para os serviços de Proteção Integral à Família- PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Serviço de Proteção Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.
A partir disto, desenvolve programas, serviços e projetos de enfrentamento à pobreza, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo para famílias que possuem pessoas que precisam de cuidado, com foco na troca de informações, sobre questões relativas à primeira infância, adolescência, juventude o envelhecimento e deficiências a fim de promover espaços de troca de experiências, expressando dificuldades e reconhecimento de possibilidades, rompendo com atendimento segmentado e descontextualizado das situações de vulnerabilidade social.
Neste sentido, o CRAS de Doutor Ricardo é a casa e a porta de entrada do cidadão Ricardense, que além da oferta do serviço em um ambiente amplo e equipado também é lugar saudável, humano e acolhedor. Dentre suas atribuições realiza visitas domiciliares que visam identificar necessidades e potencialidades dentro da perspectiva familiar, acompanhamento das questões sociais, busca ativa, encaminhamentos para a rede de atenção Inter setorial, acesso à documentação civil, dentre outros, em fim questões relacionadas à cidadania.
Projetos e serviços ofertados pelo CRAS Doutor Ricardo:
Projeto Praticando Saúde: p roporcionar maior bem-estar e melhoria na qualidade de vida da população idosa com atividades físicas e recreativas que agregam benefícios físicos e mentais agradáveis, além da integração com o grupo da melhor idade. São 2 grupos que se encontram as terça-feira s a tarde, com duração de 2h cada. São 60 participantes.
Projeto “Artes Cênicas”: Desenvolver atividades de dramaturgia, ou seja, teatro para crianças e adolescentes a fim de proporcionar ampliação de universo informal artístico e cultural, desinibição, auto descoberta, aumento da autoestima, expressão de sentimentos com vistas ao desenvolvimento de novas formas de sociabilidade. Acontece nas sextas-feiras com três grupos: 2 a 6 anos, adolescentes e idosos.
Projeto “Alegria de Colorir”: Criar e contribuir um espaço favorável de convívio onde crianças e adolescentes recebam orientações para conviver bem em sociedade, garantindo hábitos e comportamentos socialmente construtivos, solidários e trocas culturais através da arte de pintar. Oito grupos de adolescentes e crianças com cinco alunos cada participam do projeto nas quartas-feiras.
Projeto “Fortalecendo Vínculos”:para crianças de 0 a 6 anos e suas famílias: o portunizar a segurança da convivência familiar e comunitária, o desenvolvimento da autonomia e promover o fortalecimento de vínculos familiares através de atividades lúdicas para crianças de 0 a 6 anos e suas famílias. São 2 encontros mensais para 15(quinze) participantes.
Projeto “Gaditas: Guerreiros de Deus”: Desenvolver aulas de artes marciais para proporcionar maior autoestima, disciplina, respeito e a cordialidade entre os alunos e na convivência em sociedade. Acontece nas quartas-feiras, com 3(três) grupos.
Projeto “Um Novo Olhar”: Desenvolver mecanismos para inclusão social, a equiparação de oportunidades e participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento através de atividades físicas. Acompanhado por educador físico e fisioterapeuta. São 15 participantes nas terças-feiras pela manhã.
Serviço de Convivência para PCDs “Somos Especiais como Você”: Proporcionar às Pessoas com Deficiência-PCD’s um espaço de sociabilização e convivência, objetivando a inclusão social. São 15 PCDs que participam de encontros mensais, as quartas-feiras.
Semana do Bebê: Mobilizar a sociedade Ricardense para a importância da atenção aos primeiros anos de vida, proporcionando as gestantes e as crianças juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, bem como informações e serviços na área do desenvolvimentos infantil e saúde.
Projeto “Quem Ama Educa e Protege”: Fortalecer a função protetiva das famílias e seus vínculos afetivos, esclarecendo a importância dos papéis no âmbito familiar.
Serviço de Convivência para Idosos “Grupo Felicitá”: Assegurar um espaço de encontro para idosos a fim de promover a convivência comunitária e contribuir para um processo de envelhecimento saudável, também é realizado anualmente o Baile Regional da Melhor Idade. Em torno de 310 sócios da ARI – Associação Ricardense do Idoso.
Projeto “Construindo Sonhos”: Desenvolver as habilidades e potencialidades dos sujeitos sociais a fim de proporcionar socialização e autoestima por meio do artesanato. Acontece nas quartas-feiras no final da tarde e conta com 10 alunos.
Projeto “Arte para Vida”: Desenvolver as habilidades e potencialidades dos sujeitos sociais a fim de proporcionar socialização e autoestima por meio do artesanato. Doze mulheres participaram da oficina que é semanal e tem duração de 3h, sempre as quartas-feiras.
Projeto “Arte em PVC”: Desenvolver as habilidades e potencialidades dos sujeitos sociais a fim de proporcionar socialização e autoestima por meio de pvc. Destinado a 3 adolescentes e 3 mulheres, e acontece nas segundas e terças-feiras com grupos diferentes.
Cursos Profissionalizantes do Pronatec: Aumentar as oportunidades educacionais aos cidadãos por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional objetivando a inserção no mercado de trabalho. Nesta ano foi oferecido o curso de massagista, totalizando 360 horas.
Programa Nacional de Habitação Urbana e Rural: Desenvolver ações que proporcionem moradia digna, o acesso a direitos e aquisição de bens materiais e imateriais para as famílias beneficiárias do projeto como forma de elevação do padrão de vida. No grupo da habitação rural são 18 famílias participam do projeto. No da habitação urbana, serão em torno de 15 habitações (em fase de análise da documentação).
Campeonato de canastra para idosos: o portunizar um espaço de socialização, aprendizagem desenvolvimento da memória através do jogo de carta. O campeonato aconteceu de 14 de agosto a 18 de setembro nas quintas-feiras a tarde, com duplas masculinas e femininas.
Outubro Rosa : Os projetos desenvolvidos pelo CRAS neste mês realizam ações preventivas e informativas para as mulheres.
Novembro azul : Os projetos desenvolvidos pelo CRAS neste mês realizam ações preventivas e informativas para os homens.
Campanha de conscientização de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes: ações com crianças e adolescentes e seus familiares com o objetivo de combater o abuso e exploração sexual.
Beneficiários do Programa Bolsa Família: Mensalmente são realizadas reuniões com profissionais da equipe de referência do CRAS com o objetivo de orientar para que os beneficiários do Programa Bolsa Família e superem as situações de vulnerabilidade social.
Data de publicação: 17/12/2014