Na semana que passou, dia 11 de fevereiro, a Secretaria da Assistência Social de Doutor Ricardo realizou o último encontro do Projeto Social, que iniciou em 2014, com as famílias que participam do programa Nacional de Habitação Rural – Grupo 2.
Na semana que passou, dia 11 de fevereiro, a Secretaria da Assistência Social de Doutor Ricardo realizou o último encontro do Projeto Social, que iniciou em 2014, com as famílias que participam do programa Nacional de Habitação Rural – Grupo 2. O último encontro foi na casa da beneficiada Adriana Grassi. O programa é coordenado pela Secretaria da Assistência Social e conta com o apoio da Emater.
Estavam presentes a secretária da Assistência Social Catea Rolante, a assistente social e coordenadora do programa Daiane Pereira, a técnica da Emater de Doutor Ricardo Tatiane Turati, o técnico da Emater de Ilópolis Luiz Fernando Marion, que coordenou a oficina de paisagismo, juntamente com o estagiário Felipe Bagnara.
Jardinagem e paisagismo foram os temas tratados na tarde. Dicas de como plantar, de como utilizar o que se tem na propriedade como troncos, vasos e outros equipamentos ou objetos, cuidados com água, sol, enfim, como planejar, cuidar e manter um ambiente agradável, principalmente nas proximidades da casa.
O convênio para a construção das moradias foi firmado com Caixa Econômica Federal através do Programa Nacional Rural – PNHR, possibilitando a aquisição de moradias dignas e com qualidade para agricultores do município de Doutor Ricardo, onde 17 famílias foram contempladas no projeto.
O projeto é coordenado pela assistente social Daiane Pereira. No encontro ela agradeceu a participação de todas as famílias nas atividades propostas.
“As famílias foram bastante participativas e acredito que agregaram conhecimento. Sempre é válido. Foi gratificante estar presente nas atividades que aconteceram no CRAS, com palestras informativas e, nas casas, com atividades práticas.”
A secretária Catea Rolante destacou que “todo o trabalho se desenvolve e é organizado com as pessoas. Sempre aprendemos e procuramos fazer um trabalho que beneficie nossos cidadãos. Sei o quanto as moradias estão sendo importante. Espero que elas impulsionem ainda mais a caminhada de todos vocês. Falo em nome de toda a equipe que estamos agradecidos pela participação das famílias e continuamos a disposição para continuar auxiliando nas necessidades, pois a vida continua e novos desafios virão .” A secretária agradeceu a todas as famílias que participaram do programa, a toda a equipe da Assistência Social, a parceria com a Emater que esteve sempre presente e colaborando nas atividades.
A Extensionista Social da Emater de Doutor Ricardo, Tatiane Turatti, que iniciou o trabalho em Doutor Ricardo no final de 2014, também agradeceu a presença de todos. Destacou que foi “ bem recebida no município que oferece toda a estrutura para desenvolver um ótimo trabalho com suporte das secretarias. A Administração Municipal é parceira nos objetivos e espero desenvolver ações voltadas à qualidade de vida dos produtores rurais ao desenvolvimento local .”
Além do benefício da casa para moradia através do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR -, mensalmente foram desenvolvidas atividades inseridas no projeto técnico e o trabalho social que desenvolveu ações que proporcionaram moradia digna, o acesso a direitos e aquisição de bens materiais e imateriais para as famílias beneficiarias. O objetivo é a elevação do padrão de vida no meio rural. As ações visaram atender as necessidades das famílias de forma concreta. Agora estão tendo a oportunidade de viverem em moradias em condições adequadas e integras.
De maio de 2014 a janeiro de 2015 foram oito encontros informativos no CRAS e com atividades praticas nas casas das famílias que participaram do programa. Entre as atividades aconteceram palestra sobre saneamento básico, Oficina sobre segurança alimentar – peixes, oficina de pomar e horta, orçamento e paisagismo, palestra sobre saúde – doenças cardiovasculares, oficina de guirlanda para o natal, palestra sobre manutenção da moradia e o encerramento sobre paisagismo.
Data de publicação: 13/02/2015