O segundo grupo de educação em saúde terá o primeiro encontro no dia 2 de março, às 13h30min no auditório da Unidade de Saúde de Doutor Ricardo.

O segundo grupo de educação em saúde terá o primeiro encontro no dia 2 de março, às 13h30min no auditório da Unidade de Saúde de Doutor Ricardo. Vários temas visando a educação em saúde serão contemplados, como o benefício das atividades físicas, saúde mental, alimentação, uso de medicamentos, remédios e chás, entre outros que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida.

Os encontros serão realizados mensalmente, sendo coordenado por um profissional técnico no tema abordado, contando com nutricionista, médico, psicóloga, educador físico, enfermeira, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, agente de saúde e outros.

Os participantes do primeiro grupo, de 2014, interessados em participar serão bem vindos.

O projeto – Educação em Saúde

A Hipertensão arterial ou “pressão alta” ocorre quando a pressão exercida pelo sangue na parede das artérias é muito forte, que pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos.

Muitas vezes a Hipertensão não causa nenhum sintoma, mas pode causar dor de cabeça, sensação de calor, dificuldade de respirar e cansaço. Alguns fatores podem estar relacionados com a pressão alta como história familiar, idade, sal, obesidade, diabetes, álcool, vida sedentária e o cigarro. Também tem mais risco de ficar hipertenso quem consome muita bebida alcoólica, pessoas da raça negra e que tem hipertenso na família.

Como ter uma pressão 12 por 8?

Manter o peso adequado, diminuir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, evitar o estresse, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, diminuindo o consumo de sal (ler os rótulos e evitar os com excesso de sódio) e consumindo alimentos ricos em potássio. O potássio induz à queda de pressão arterial e exerce ação protetora contra danos cardiovasculares. Os alimentos que possuem uma maior quantidade de potássio são as frutas, leguminosas e vegetais. Como: feijão, ervilha fresca, aveia, beterraba, batata, mandioca, cenoura, couve, chicória, espinafre, abacate, banana, melão e maracujá.

Quando a pessoa se habituar ao sabor da comida mais saudável e de temperos frescos, vai apreciar muito a variedade de sabores.

Curiosidades:

– a obesidade infaltil quadruplica as chances de resultar um adulto hipertenso;

– o risco de mulheres aumenta após a menopausa.

A conscientização e a mudança de estilo de vida são importantes para obter uma melhora na qualidade de vida. Nunca é tarde para mudar, e se não for por nós que seja para nossos filhos e netos.

Data de publicação: 24/02/2015