Na data de 27 de fevereiro de 2015, a oficina terapêutica do Posto de Saúde de Doutor Ricardo, realizou o seu primeiro encontro itinerante, que será nas casas das participantes da oficina.
Na data de 27 de fevereiro de 2015, a oficina terapêutica do Posto de Saúde de Doutor Ricardo, realizou o seu primeiro encontro itinerante, que será nas casas das participantes da oficina.
O primeiro encontro itinerante foi realizado na casa da senhora Fátima Cassaneli, que recebeu o grupo com as portas abertas, muito sorridente, com elaboração de cartões, um sorteio animado de presentes simbólicos. O objetivo era que todas as participantes fossem contempladas. Fátima preparou um lanche para a pausa do grupo, onde muitas trocaram receitas, sendo também, possível conhecer suas criações pessoais, evidenciando seu talento e encantado o grupo. Ao final, todas as participantes foram contempladas com mudas de flores para que fosse possível concretizar um pedacinho da experiência vivida ali.
Segundo a psicóloga Sabrina Rezende “a experiência foi de muito rica, todas as participantes demonstraram-se felizes em conhecer o local onde a colega de grupo mora, com a receptividade e com a maior aproximação do grupo. Algumas participantes se dispuseram a abrir sua casa no próximo mês, após nossa saída. Durante o início do ano, fora acordado com as participantes visitas nas residências, de quem se colocasse como voluntária, para que aproximássemos a realidade de cada uma vivência e a oficina, ampliando assim as trocas entre o grupo. Elas aguardam cheias de expectativas para no próximo mês realizar a oficina itinerante na casa da Oficineira Caroline Weber”.
O secretário da saúde Zaquiel Roveda valorizou a itinerância da oficina como “uma maneira de estarmos mais próximos e valorizar os talentos de cada mulher, melhorando a auto estima. O fato de receber as participantes em casa já é motivador e ainda com a possibilidade de poder preparar atividades para o grupo. Isso gera auto confiança e aproxima de forma diferenciada a Administração Municipal, através da equipe que coordena o projeto, e as mulheres que participam da Oficina Terapêutica”.
A oficina terapêutica existe desde 2011, com o objetivo de garantir um espaço de trocas, convivência e desenvolvimento de habilidades, a fim de auxiliar no tratamento em saúde mental, propiciando uma melhor qualidade de vida. Participaram deste primeiro encontro: Ivani Debortoli, Fatima Cassanelli, Claudete Paliosa, Iracema Fachini, Salete Dorigon, Eveli Vieira, Helena Boiani e Maria Salete Bigaton.
Data de publicação: 08/03/2015