Em torno de uma tonelada de peixes foi comercializada na  primeira Feira do Peixe Vivo de Doutor Ricardo, que aconteceu na quarta-feira, dia 1º de abril de 2015.

  Em torno de uma tonelada de peixes foi comercializada na  primeira Feira do Peixe Vivo de Doutor Ricardo, que aconteceu na quarta-feira, dia 1º de abril de 2015. A feira foi em frente a Prefeitura Municipal. Logo que amanheceu o dia os consumidores já esperavam para comprar e levar peixes para casa. Todos os peixes comercializados foram produzidos no município.

Variedades de carpa e jundiá foram comercializadas. O valor do quilo comercializado foi de R$5 o kg. Além dos ricardenses, consumidores dos municípios de Anta Gorda, Relvado e Roca Sales e quem passava pela RS 332 parava para prestigiar e comprar.

O prefeito Alvimar Lisot acompanhou a feira e destacou a iniciativa. “É mais uma oportunidade que nossos produtores têm para comercializar o que é produzido. É uma ideia nova que deu certo e que podemos melhorá-la para as próximas edições. Quero ser grato a todos os que pensaram a feira, aos que pararam para comprar o peixe e aos produtores que atenderam ao convite e aceitaram participar”.

O secretário da agricultura Idinei Cornelli já comemora o resultado da feira. “Não tem como não estar feliz, realizado. A feira do peixe foi uma ideia que deu certo. Planejamos e organizamos junto com a Emater pensando em valorizar os piscicultores do município e aumentar o consumo de peixes, especialmente de carpas. Queremos, também, incentivar os produtores a iniciarem a produção visando à comercialização. Sempre quando se inicia um projeto novo, diferente, surgem ideias para melhorar a iniciativa e não vai ser diferente conosco, a partir desta primeira experiência. Agradeço a todos os envolvidos e desde já, uma Feliz Páscoa aos ricardenses e aos visitantes de municípios vizinhos que nos prestigiaram”.

A Emater foi parceira da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente na organização da feira. Para o técnico da Emater Paulo Severgnini  “a feira serviu de incentivo à piscicultura. Nossa maior duvida era quanto a comercialização, a quantidade de peixes que iriamos ofertar. Agora temos essa certeza que é uma excelente fonte de renda para os produtores, agrega renda. A Emater fornece assistência técnica desde como largar o alevino até o consumo, cabendo ao produtor acompanhar o crescimento dos peixes. No ano passado, 2014, foram em torno de 6 mil alevinos entregues a produtores. Neste ano já foram mais de 3 mil alevinos até março. No município são em torno de 100 propriedades que possuem açudes, que tem possibilidades de trabalhar com piscicultura. O açude é um locar que pode não estar gerando renda e pode ser uma ótima alternativa, sem contar na qualidade do alimento. O potencial para trabalhar com piscicultura em Doutor Ricardo é muito grande, é enorme”.

O secretário Idinei valoriza a parceria com a Emater nas questões ligadas aos produtores e ao trabalho realizado no município. “É importante e faz bem manter parcerias que agreguem informações, conhecimento e realizações que venham beneficiar nossa população. Fica o agradecimento em nome da Administração Municipal”.

A equipe da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Emater, estão à disposição de produtores interessados em buscar informações e iniciar a produção de peixes.

Data de publicação: 04/04/2015