No dia 27 abril aconteceu em frente ao Centro Administrativo de Doutor Ricardo um pedágio educativo.

 No dia 27 abril aconteceu em frente ao Centro Administrativo de Doutor Ricardo um pedágio educativo. O objetivo foi fazer um alerta referente ao dia Nacional de prevenção e combate a Hipertensão Arterial, lembrado no dia 26 de abril.

A atividade contou com a presença de profissionais da área da saúde e com a ajuda de pessoas envolvidas em projetos desenvolvidos pela secretaria de saúde.

Como o município conta com um número expressivo de pessoas que fazem uso de medicamentos contínuos para Doenças Crônicas Não Transmissíveis, as chamadas DCNT´s estão sendo desenvolvidos alguns projetos e atividades para levar informações às pessoas que possam ser úteis para melhorar a saúde de modo geral e diminuir o número de dependentes destes medicamentos.

Como a Hipertensão é chamada de Assassina e Silenciosa, quer dizer que pode não mostrar nenhum sintoma, mas é uma das mais perigosas, pois sem um diagnóstico precoce pode levar o indivíduo a morte.

A importância de monitorar a pressão sanguínea é de suma importância para não ter surpresas como descobrir tardiamente e já ter ocasionado lesão em algum órgão vital do organismo. Outro fator importante para evitar futuros problemas é, que na necessidade de uso de medicamentos, esse deve ser realizado sem interrupções, a menos que o médico oriente diminuir a dose ou interrompe completamente o tratamento, nunca fazer isso por conta própria.

Por outro lado é de muito importante saber qual a causa da hipertensão, pois alguns fatores não podem ser mudados como a hereditariedade, mas na maioria dos casos é totalmente controlável sem uso de medicamentos, apenas com algumas mudanças na rotina. Verificar a pressão arterial frequentemente pode salvar vidas e portanto não é perda de tempo, e sim investimento barato em saúde.

A equipe da secretaria da saúde está a disposição para informações e encaminhamentos em saúde, basta entrar em contato ou ir até a Unidade de Saúde.

Data de publicação: 06/05/2015