Na segunda-feira, dia 11 de maio, o prefeito Alvimar Lisot, juntamente com o secretário da agricultura Idinei Corneli e do técnico da Emater de Doutor Ricardo Paulo Severgnini, visitaram uma propriedade rural em Seberi onde o sistema free stall está fu...
Na segunda-feira, dia 11 de maio, o prefeito Alvimar Lisot, juntamente com o secretário da agricultura Idinei Corneli e do técnico da Emater de Doutor Ricardo Paulo Severgnini, visitaram uma propriedade rural em Seberi onde o sistema free stall está funcionando. Também participaram da viagem os produtores Valdecir Guzzon, Fabio Secch, Inelvo Gasi, Hermelindo Zanella e o empresário Debrunes Biolchi.
Para o funcionamento do sistema free-stall é necessário um galpão coberto, onde cada vaca tenha uma cama. No local, ela levantará para se alimentar, passando o restante o dia deitada ruminando. O princípio do confinamento é que as vacas fiquem em locais apropriados com alimentação variada e em quantidade necessária, buscando melhorar a produtividade. A intenção é que nesse sistema é tornar o ambiente mais confortável e saudável aos animais e produzir mais leite com melhor qualidade.
Para o prefeito Alvimar Lisot a visita “é mais uma busca de conhecimento e verificar o funcionamento de um sistema moderno utilizado na produção leiteira. Temos a perspectiva da instalação de um sistema no município e queremos proporcionar informações e melhor conhecimento do funcionamento do sistema”.
O técnico da Emater Paulo Severgnini salienta que o sistema “é uma concentração de produção, concentrando mais animais em uma área menor da propriedade, assim, aumentando a qualidade, agregando em torno de 15% ao valor do litro.”
O secretário da agricultura Idinei Cornelli entende que “a alimentação acaba se tornando mais barata, e direcionada, podendo ser balanceada conforme a produção de cada animal. No sistema convencional é o animal que vai em busca do alimento, acontecendo a complementação no cocho, com concentrados e volumosos(cilagem,pasto, feno, etc.)”
Data de publicação: 14/05/2015