(fotos abaixo)

(fotos abaixo)

A Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza teve seu prazo prorrogado até o dia 5 de junho. Mesmo com a extensão do prazo, a Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo já atingiu as metas de vacinação, que é de 80% para cada público alvo. Na quarta-feira, dia 27 de maio, foram enviadas informações ao Ministério da Saúde com 555 vacinas aplicadas. O município já é o segundo com a maior meta atingida dentro da 16ª CRS.

Entre os idosos a meta era 345 e foram vacinados 384. O percentual de 100% foi atingido com as gestantes, 14, e com as mulheres pós parto, 5. Doentes crônicos, 70 receberam a vacina, além de 46 crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Os profissionais da saúde foram 34 pessoas da equipe, entre enfermagem, dentistas, motoristas, técnicos, setor administrativo, médico, funcionários, agentes de saúde, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta.

A auxiliar de enfermagem, Solange Venzo, que acompanhou as vacinações nos anos anteriores está satisfeita com a campanha deste ano. “Esse ano as pessoas estavam bem mais empolgados e receptivas. Nossa equipe era esperada nas famílias, nas comunidades e nas casas. A sensação é que foi diferente pelo fato de já termos atingido as metas. Fomos com alegria e as pessoas estavam sabendo da vacinação e  tranquilas em relação ao que a aplicação da vacina significa. Estou satisfeita com os resultados alcançados até agora e essa conquista é devido ao trabalho de toda a equipe de saúde”.

O secretário Zaquiel Roveda também destaca o comprometimento da equipe da Unidade de Saúde para atingir as metas. “Nossa equipe de saúde está comprometida nos atendimentos que realizamos. Conseguimos atingir o objetivo da campanha de vacinação pelo empenho de todos, alertando para a necessidade da vacinação e os benefícios que a vacina trás, como forma de prevenção e também a diminuição com gastos futuros em saúde”.

As vacinas foram realizadas na Unidade de Saúde, nas comunidades, as pessoas com dificuldade de locomoção agendaram com as agentes de saúde, acamados e pessoas com deficiência receberam a vacina em casa. Ainda segundo o secretário Zaquiel, “foram facilitados os meios para atingir os objetivos”.

O público alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais de idade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis com apresentação de prescrição médica.

Segundo o Coordenador Adjunto da 16ª CRS Ramon Zucheti, “o município de Doutor Ricardo já atingiu 90% do público Alvo entre os municípios que integram a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde”.

Data de publicação: 27/05/2015