O município de Doutor Ricardo está consolidado como a Terra do Filó.
O município de Doutor Ricardo está consolidado como a Terra do Filó. A cada ano o filó realizado no município retrata a tradição e valoriza os costumes, a religiosidade, a gastronomia e evidencia práticas e valores demonstrados na hospitalidades dos ricardenses que celebram com os visitantes. Neste ano foram duas edições, nos dias 15 e 22 de maio, no Ginásio Municipal da sede e na Linha Bonita Alta. Em torno de 2.500 pessoas participaram dos eventos.
Neste ano o momento religioso foi coordenado pelo grupo de cantoria Amicci del Filó que entoou canções típicas e apropriadas ao momento, rezou com a comunidade agradecendo e pedindo bênçãos, saúde, enfim, orando por todos e lembrando a história dos que construíram e desenvolveram Doutor Ricardo. A religiosidade sempre foi fundamental, sendo uma marca muito presente na vida das famílias e da comunidade.
A solidariedade, a alegria, a partilha são valores culturais representados no filó. As dificuldades eram superadas com a solidariedade, com os “mutirões” para fazer ou colher a roça e nos produtos que trocavam entre as famílias. O filó comunitário resgata e valoriza estas tradições e, por este motivo, é solicitado que se leve um prato típico, o que é feito de maneira natural e espontânea por quem vai ao filó.
Comer bem e hospitalidade estão consolidados no filó. A gastronomia oferece polenta brustolada na hora, torresmo feitos na hora, queijos, salame, copa, brodo, pinhão, pães, cucas, chimia, rapadura, amendoim, bolachas, chás, batata doce, frutas, entre outras comidas que estão presentes. O vinho, tradicional nos filós, e as bebidas foram comercializados nos locais dos eventos.
A atração artística deste ano foi o Ragazzi dei Monti Trio, de Monte Belo do Sul, que animou e envolveu com músicas folclóricas italianas. A dança foi uma das demonstrações de alegria, trenzinhos, a dança da tarantela entre outras, interagindo com o público. O trio faz parte do grupo Ragazzi dei Monti, que já conquistou, entre outras distinções, o primeiro Disco de Ouro da música folclórica italiana no Brasil. O volcalista Alvaro Manzoni, que presenteou o prefeito Alvimar Lisot com uma gravata exclusiva do grupo, disse que “esta terra está de parabéns por ser um dos poucos município que mantém vivas as tradições culturais de sua gente. Doutor Ricardo é um dos lugares que sempre voltamos com alegria e nos sentimos muito bem. Parabéns à Terra do Filó”.
O prefeito Alvimar Lisot é um está satisfeito com a realização do filó, agradecendo a todos por atenderem ao convite e participarem. Lembrou da importância histórica e valorização que o município tem com a realização do filó, iniciado em 2005 quando Nilton Rolante era prefeito. “Estamos muito felizes por estar à frente da Administração Municipal, junto com o Adagir e toda a equipe de trabalho. Somos a Terra do Filó por este envolvimento e comprometimento com os costumes que vieram a mais de 100 anos com os imigrantes e hoje comemoramos com todos os ricardenses, não só os descendentes de italianos. São 20 anos do município e 10 edições do filó” . O prefeito também lembrou que ainda neste ano será celebrado o gemelaggio com a cidade de Lentiai, região do Vêneto, Itália, com visitas recíprocas das comitivas. A previsão é de que em outubro a comitiva de Doutor Ricardo esteja na Itália e em dezembro a comitiva de Lentiai venha para Doutor Ricardo para celebrar o acordo de cidades coirmãs.
Data de publicação: 27/05/2015