A VI Conferência Municipal de Assistência Social de Doutor Ricardo aconteceu na tarde chuvosa e fria do dia 24 de junho de 2015, no CRAS, contando com a participação de autoridades municipais, de munícipes e pessoas participantes dos serviços, programa...
A VI Conferência Municipal de Assistência Social de Doutor Ricardo aconteceu na tarde chuvosa e fria do dia 24 de junho de 2015, no CRAS, contando com a participação de autoridades municipais, de munícipes e pessoas participantes dos serviços, programas e projetos ofertados pelo CRAS. A conferência foi a oportunidade para a população avaliar a Política de Assistência Social e propor alternativas e possibilidades
A Conferência Municipal de Assistência Social é o Foro Municipal, onde se realiza a análise, a avaliação e a deliberação sobre a Política de Assistência Social, com a participação de todos os segmentos da sociedade. O Objetivo Geral é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. Tem como tema central “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026” e o Lema “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O Eixo Norteador é “As Diretrizes para o SUAS nos próximos dez anos – Plano Decenal-2016-2026.
O prefeito Alvimar Lisot valorizou as atividades coordenadas pela secretaria, entre elas a valorização do ser humano. “Quero parabenizar a todas as pessoas que se envolvem e buscam a melhora da qualidade de vida das pessoas da nossa comunidade. Todos sabem da evolução do município nos últimos 10 anos e esta conferência quer programar e planejar outros 10 anos. As pessoas estão em primeiro lugar e vamos melhorando, também, nossa estrutura física e, nos próximos dias, estaremos dando início ao processo para a construção da piscina aqui, anexo ao CRAS. Estamos a disposição e contem com a Administração Municipal e a equipe do CRAS. Trabalhamos juntos para melhorar a vida de cada cidadão ricrdense”.
Já o vice prefeito Adagir Pellegrini destacou do “trabalho de inclusão e todos os serviços realizados pela secretaria, valorizando a cada cidadão como especial. Este é um dia especial de agradecimento por aquilo que já temos e de definir estratégias, eixos e diretrizes da politica de assistência social de Doutor Ricardo. Estamos completando 20 anos de emancipação e nesta caminhada, em especial os últimos 10 anos, evoluímos muito, contudo todos podem construir e auxiliar no desenvolvimento do nosso Município, para que possamos efetivamente consolidar nossas ações objetivando contribuirmos para a melhoria da qualidade de vida dos ricardenses”.
A secretária da Assistência Social Catea Rolante agradeceu a presença de todos e coordenou a apresentação de usuários de programas e serviços do CRAS para falar os mesmos e a apresentação da fábula Chapeuzinho Vermelho – conhecendo seus direitos e deveres, com as crianças do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e públicos atendidos.
Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Giseli Valerio, “a conferência foi um sucesso! Agradeço aos usuários presentes que concretizam seu protagonismo social com voz e vez nos assuntos debatidos no evento consolidando ainda mais o SUAS rumo a 2026! E o agradecimento as pessoas que auxiliaram para realização desta Conferência, tenho muito orgulhoso de fazer parte desta equipe de profissionais tão comprometidos com a Politica de Assistência Social. Parabéns a todos os envolvidos!”
A palestrante Angela Isabel Heck, que é assistente social na Secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação de Santa Crua do Sul, assessorando a gestão, destacou que a conferência foi positiva e que os usuários se sentem como se estivessem em casa.
– “A impressão que fica é muito boa, muito positiva do processo da conferência que acompanhei, de forma especial, tendo em vista a participação da comunidade, que faz o diferencial e que é uma exigência da politica de assistência social. Percebo que a gestão local está fazendo isso já, trazendo a participação das pessoas nas decisões sobre a política local. Os usuários estão muito próximos do CRAS, se sentem valorizados, expressam isso com tranquilidade e mostram respeito recíproco estre usuários e equipe de trabalho da assistência social. O que reforça os valores afiançados pela assistência social, em especial a acolhida e a travessia. De crianças a idosos circulam tranquilamente pela estrutura como se fosse um espaço seu. O debate foi bom nos grupos, havendo consenso nas deliberações da conferência, o que demonstra entendimento e amadurecimento das pessoas em relação às demandas da politica de assistência social”.
Data de publicação: 24/06/2015