A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, está organizando e disponibilizando informações sobre os primeiros anos de vida na Unidade Básica de Saúde.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, está organizando e disponibilizando informações sobre os primeiros anos de vida na Unidade Básica de Saúde.

Os primeiros anos de vida de uma criança, especialmente os dois primeiros, são caracterizados por crescimento acelerado e o desenvolvimento de habilidades para mastigar e digerir outros alimentos, além do leite materno evoluindo até atingir o padrão alimentar de um adulto. O crescimento físico, a evolução da capacidade psicomotora e neurológica torna-se inquestionável a importância da alimentação nesta fase da vida.  As deficiências nutricionais ou condutas alimentares inadequadas podem a causar prejuízos imediatos à saúde e deixando sequelas no futuro como retardo no crescimento, atraso escolar e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida ainda é o mais recomendado, mas segundo pesquisas do Ministério da Saúde, as crianças consomem outros tipos de alimentos precocemente, inclusive o consumo de alimentos não saudáveis.

Os Dez passos para uma alimentação saudável para menores de 2 anos é uma ferramenta muito importante para orientar mães e cuidadores quanto a alimentação saudável , pois nesta fase são bem comuns as dúvidas, dificuldades, receios e ansiedade das mães e cuidadores.

Foi com esse objetivo que foram confeccionados os dez passos, bem coloridos, com bastante figuras que ajudam a gravar facilmente as informações e uma forma mais alegre de passar as informações.

No mês que o município realiza a 3ª Semana do Bebê mais atividades serão realizadas em diversas secretarias onde a Secretaria da Saúde está organizando uma tarde interativa entre pais, mães, filhos e a equipe de profissionais da saúde.

Data de publicação: 05/08/2015