A noite de segunda-feira, dia 24 de agosto, marcou o inicio da 3ª Semana do Bebê Ricardense, no auditório do CRAS, em Doutor Ricardo.
A noite de segunda-feira, dia 24 de agosto, marcou o inicio da 3ª Semana do Bebê Ricardense, no auditório do CRAS, em Doutor Ricardo. A abertura da semana do bebê contou com a presença de autoridades municipais, secretarias e parceiros envolvidos na organização e a quem se destina a programação, que são as crianças, familiares, gestantes e aos interessados no assunto da primeira infância. Após, a médica pediatra da Unidade de Saúde, Dra. Melina Feldens abordou sobre Primeiros anos da infância e alimentação.
A palestra aconteceu de forma interativa, onde a pediatra abordou assuntos como cuidados essenciais com a criança, desde os físicos até a importância afetiva, que inicia na gravidez e deve ter continuidade durante toda a vida, em especial quando a criança está iniciando seus primeiros contatos com as pessoas, vivenciando sensações e precisa de atenção. Os primeiros anos de vida são marcados por intensos processos de desenvolvimento, além de ser uma fase determinante para a capacidade cognitiva, de entendimento e inicio da convivência familiar e social do bebê. Nesta época o cérebro absorve facilmente as informações e as respostas tendem a ser rápidas e duradouras. Por isso a importância dedicada nos primeiros anos de vida é de essencial importância, pois terá reflexos para toda a vida desse ser humano. Ao final da palestra a Dra. Melina recebeu um mimo especial, um bebê confeccionado nas oficinas do CRAS como forma de agradecimento. Enquanto acontecia a palestra, as crianças participavam de atividades lúdicas em outro ambiente.
O prefeito Alvimar Lisot, após agradecer a presença de todos, comentou sobre a importância da realização da 3ª semana do bebê, valorizando e contribuindo com os pequenos cidadãos desde a gestação e buscando alternativas saudáveis aos bebês. “Estamos comemorando 20 anos de município e que bom, que satisfação poder colaborar na valorização destes pequenos cidadãos, das mães, dos familiares e da comunidade. Tenho dito que obras são importantes sim, porém, não podemos esquecer do ser humano e oportunizar informações que sejam em prol da melhor qualidade de vida. A vida de um cidadão é mais importante que as obras e temos que pensar no que vamos deixar para nossos filhos, não só o material, mas valores humanos. Por isso precisamos pensar e fazer a nossa parte, o que nos cabe como administradores e como pais. Acredito que estamos trilhando pelo caminho certo e que podemos evoluir ainda mais. Vamos conseguir isso se trabalharmos em equipe para entender e solucionar as demandas que temos no município.”
A secretária da Assistência Social, Catea Rolante, em sua mensagem, falou da importância da família na educação das crianças. “ Quero destacar a importância da família. Sempre temos algo para aprender e isso não ocupa espaço em nossa mente. É assim que vamos educar e transmitir valores aos nossos filhos e fazer o melhor por eles. Temos que dedicar amor, muito amor e tornar o filho um ser amado. Não tem receita pronta para criar um filho e na sociedade em que vivemos precisamos de muita força, união, coragem, determinação, cuidados especiais para deixa-los seguros. A família é a base de tudo. Por isso, acredito que com informações básicas, simples ou mais complexas, o saber é válido para bem educar a criança e, assim, termos uma sociedade mais humana e sadia. Vamos fazer o que compete a cada um, a nossa parte. Aprender faz bem e ajudar eleva nossa alma!”
Na terça-feira aconteceu a “Marcha dos bebês”, coordenada pela Secretaria de Educação, onde visitaram a EEEM Doutor Ricardo, CRAS, Prefeitura Municipal, Unidade de Saúde e EMEF Olavo Bilac.
No dia 26, quarta-feira, as atividades aconteceram na Unidade de Saúde, onde os profissionais falaram sobre a importância do vínculo mãe e filhos, massagem para bebês, vacinação, assuntos gerais, saúde bucal, além de vídeos instrutivos e teatro com os alunos da EMEI Amiguinhos do Coração.
Na quinta-feira, dia 27 de agosto, a secretaria da Agricultura proporcionou aos pequenos a vivência de experiências em uma propriedade rural do interior do município, além de visitas do Conselho Tutelar e equipe do CRAS à Associação Abrigo Comarca de Encantado – Lar da Criança, com profissionais interagindo ludicamente com as crianças e entrega de mimos;
DIA 28 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA – SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
8h30min às 11h30min : Visitas domiciliares às crianças de 0 a 6 anos;
13h30min : Atividades recreativas e brinquedos infláveis;
Local: CRAS.
DIA 29 DE AGOSTO, SÁBADO – SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
9h às 11h 30 min : Visitas as crianças hospitalizadas em hospitais de referência a recém nascidos, acompanhado de um personagem lúdico.
DIA 06 DE SETEMBRO, DOMINGO – MISSA – TODAS AS SECRETARIAS
8h 30min : Missa na Igreja Matriz, finalizando as atividades da Semana do Bebê e caminhada temática em comemoração aos 20 anos do município de Doutor Ricardo.
BEBÊ PREFEITO (DATA A DEFINIR):
A primeira criança que nascer após o evento, terá acompanhamento do registro do nascimento e, após, Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores com a entrega da chave do município, dando continuidade ao Projeto Bebê Prefeito, instituído em 2013.
A programação encerra-se no dia 6 de setembro, e tem como público todas as famílias ricardenses, em especial as famílias com filhos entre 0 e 6 anos. Estão envolvidas todas as secretarias municipais, sendo que cada uma irá coordenar atividades voltadas ao segmento de atuação da secretaria. A coordenação é da Secretaria da Assistência Social. A semana do bebê conta novamente com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos. A proposta é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos
Data de publicação: 25/08/2015