O município de Doutor Ricardo, através da Secretaria de Assistência Social e CRAS, lançou a proposta de realizar uma pesquisa sobre o contato dos adolescentes do município com o álcool e outras drogas, a fim de compreender a questão e, posteriormente, ...

O município de Doutor Ricardo, através da Secretaria de Assistência Social e CRAS, lançou a proposta de realizar uma pesquisa sobre o contato dos adolescentes do município com o álcool e outras drogas, a fim de compreender a questão e, posteriormente, poder pensar em estratégias para trabalhar este tema a partir dos dados obtidos. A reunião aconteceu no dia 2 de setembro no CRAS, onde já foi criada a comissão intersetorial para elaborar e acompanhar os projetos a serem implementados, visando o público alvo da pesquisa. A comissão compreende as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Conselho Tutelar.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Doutor Ricardo desenvolve programas, serviços e projetos visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como o desenvolvimento das potencialidades e aquisições das famílias por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo para essas famílias que possuem pessoas que precisam de cuidado, com foco na troca de informações sobre questões relativas à primeira infância, adolescência, juventude, envelhecimento e deficiências.

Durante o trabalho da equipe técnica com as famílias, observaram-se algumas situações de uso abusivo de drogas, principalmente a bebida alcóolica. Em um âmbito geral, há ainda desconhecimento acerca das drogas que circulam no município e as formas de uso, principalmente entre os adolescentes.

A secretaria entende que o público constituído por crianças e adolescentes é o mais vulnerável nesta situação. A adolescência, em especial, demanda um extenso trabalho psíquico, uma vez que os conteúdos da infância são reeditados e o ser adulto passa a ser problematizado e construído de modo mais intenso.

O objetivo é obter dados sobre o contato e uso de álcool e outras drogas pelos adolescentes com idade entre 12 e 18 anos do município de Doutor Ricardo, através de uma pesquisa semiaberta, a fim de elaborar posteriormente estratégias de prevenção a partir dos dados obtidos.

 

A proposta foi apresentada para a rede de atendimento à criança e ao adolescente do município, composta pelas secretarias de Assistência Social, Saúde e de Educação, Conselho Tutelar, Escola Municipal e Estadual, além de outras autoridades, como o Prefeito Municipal e o advogado do município. Após alguns ajustes na proposta realizados durante a reunião, a pesquisa obteve a parceria das duas escolas para a aplicação do questionário. A aplicação da pesquisa será aos estudantes que aceitaram voluntariamente, sendo que a  identidade será mantida em sigilo.

Posteriormente, o resultado será apresentado a rede de cuidados e aos alunos das escolas.

Data de publicação: 04/09/2015