Na tarde do dia 22 de outubro, no CRAS, aconteceu encontro com cerca de … mulheres e alguns homens.

Na tarde do dia 22 de outubro, no CRAS, aconteceu encontro com cerca de … mulheres e alguns homens. O encontro serviu para valorizar o Outubro Rosa, mês especial para lembrar e conscientizar da luta contra o câncer, da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A tarde cor de rosa iniciou com reflexão e superação do câncer e atividades físicas de integração, com exercícios e brincadeiras, coordenado pela educadora física Ana Gonzatti. A Dra. Mabel Marin, médica cubana de Doutor Ricardo, abordou sobre a importância da prevenção e dos testes simples que podem ajudar a detectar a doença, reforçando que as mulheres não devem ter medo de buscar ajuda.

Superação. Este foi o relato emocionado de mulheres que já passaram pela doença e as que ainda estão enfrentando. Convidadas pela secretária Catea Rolante, mulheres que já tiveram a doença e as que ainda estão enfrentando, falaram às demais sobre como superaram e a força de vontade necessária para ser forte e seguir em frente. Os depoimentos emocionavam com situações improváveis de superação, de coragem, de acreditar que é possível superar e, ainda, ensinar a prevenir. Por vezes as situações se repetem, mas cada uma teve sua maneira especial e diferente de conviver.

Marla Uberto, uma das mulheres que já superou o câncer, contou que“descobri com exames clínicos e assim que ficou constatado, já pensei em como vencer e pensava: eu vou vencer isso, não vai me derrubar. Foi preciso muita força de vontade. Em cada organismo o câncer age de uma maneira. Claro que levei um susto, mas na hora minha luta já começou e sabia que iria vencer. Hoje estou bem, estou aqui. A cada 6 meses tenho que fazer os exames para verificação. Já está tudo certo comigo. O apoio da família é muito importante.”

A Doraci Sgari contou que descobriu com exame de toque.“São fases difíceis que a gente passa. A primeira impressão é que iria morrer, sofrer muito, pois sempre foi uma doença devastadora. Os médicos falavam que era vírus, bactéria e foi um tempo até que veio a descoberta. Pra mim é difícil falar. São momentos muito intensos e o apoio da família é sempre fundamental.”

Terezinha Brandão relatou que“de início não contava para as pessoas, eu me apavorava. Isso mexe com a família e eu dizia que ia melhorar, que iria dar tudo certo. Ia nas consultas como se nada fosse, fiz a cirurgia e pedi pra não ver nada. Depois falai pra doutora que queria vir pra casa. E assim foi. Sempre contei com o apoio da filha e do marido e juntos superamos”.

Irma Cegolini, ainda em fase de recuperação, lembra que“já passei muito do que elas superaram, sentia dor. Sempre tive o apoio da família. Isso é muito importante. Estou me recuperando bem, graças a Deus. Hoje estou com a visita das filhas que moram longe. Agradeço a todos pelo apoio.

O vice prefeito Adagir Pellegrini parabenizou as secretarias pela ação e lembrou que“a Administração Municipal vem trabalhando para prevenir e tratar das questões de saúde e do bem estar dos ricardenses”, além de convidar a todos os ricardenses para as comemorações dos 20 anos do município.“Estamos utilizando de muita criatividade e queremos que todos participem da comemoração dos 20 anos. O município está equilibrado financeiramente e contamos com parcerias para comemorarmos os 20 anos”.

A secretária Catea Rolante falou da importância da conscientização e do apoio nesses momentos mais complicados.“Temos a chance de olhar, de fazer uma ação boa, de procurar ajuda e buscar informações. Todos nós somos importantes, precisamos ter força, coragem, ânimo e, sobretudo, muito amor. Ele nos faz superar as maiores adversidades.”

O secretário da saúde, Zaquiel Roveda, destacou que é importante buscar a prevenção, procurar auxílio sempre que algo se manifestar em relação à saúde.“Não tenham vergonha, procurem a Unidade de Saúde, falem com as agentes de saúde, trabalhamos em equipe com os profissionais que dispomos para auxiliar e prevenir . Queremos que vocês estejam bem.”

A nutricionista Eliana Giacobbo falou sobre alimentação saudável e reforçou que não se deve transformar a vida num caos, mas sim enfrentar as doenças.“A alimentação saudável é uma escolha que fazemos e pode ser um passo importante na prevenção de doenças”.

A Associação das Amigas do Combate ao Câncer de Doutor Ricardo convidaram a todas as mulheres para participarem da associação que tem o objetivo de auxiliar instituições e pessoas no combate ao câncer.

Para encerrar a tarde, após as atividades e brincadeiras de memória, seguido de confraternização, aconteceu a caminhada e entrega de material informativo sobre o câncer de mama.

Data de publicação: 24/10/2015