A Administração de Doutor Ricardo, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Ibramate, EMATER, Quinta do Vale, realizaram o I Seminário Municipal da Erva Mate , no dia 17 de dezembro, no Auditório da Prefeitura Municipal.
A Administração de Doutor Ricardo, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Ibramate, EMATER, Quinta do Vale, realizaram o I Seminário Municipal da Erva Mate , no dia 17 de dezembro, no Auditório da Prefeitura Municipal. Este foi o 1º seminário municipal que foi desenvolvido na cadeia produtiva da região alta do vale do taquari.
Participaram os produtores rurais, tarefeiros, ervateiros, viveiristas, membros de entidades representativas do Setor Ervateiro, autoridades municipais, técnicos, estudantes e público em geral do município. O tema foi o “Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-mate no município de Doutor Ricardo”
Foram quatro palestras durante a manhã. O Engº. Florestal Roberto Ferron, Diretor Executivo do IBRAMATE, falou sobre programas e ações do Ibramate e sobre fatores determinantes na produtividade e rentabilidade dos ervais.
Neimar Luis Muller, da Ervateira Quinta do Vale, abordou sobre plano de organização da ervateira, como a organização do produtor e da empresa, da busca pela qualidade e volume e questão legal, envolvendo a tributação. O Supervisor Regional da EMATER, César Burile, falou sobre a importância e necessidade da recuperação, adubação e manejo dos ervais.
O prefeito Alvimar Lisot destacou que “temos que incentivar a rentabilidade produtiva nas propriedades. A erva mate é uma perspectiva boa e o município está inserido, junto com o Ibramate, Emater e demais parceiros, com as pessoas e entidades que acreditam nisso. Deixo meu agradecimento por terem atendido o chamado e participarem. Estamos comemorando 20 anos e estamos avançando. Queremos comemorar com vocês. Desde já, o desejo de boas festas e que o menino de Belém nos ilumine a todos os nossos corações para os desafios e conquistas que virão!”
Data de publicação: 18/12/2015