A Secretaria de Saúde do município comunica às pessoas interessadas que o Grupo de Educação em Saúde será iniciado na primeira semana de março com encontros quinzenais nas terças-feiras à tarde.

A Secretaria de Saúde do município comunica às pessoas interessadas que o Grupo de Educação em Saúde será iniciado na primeira semana de março com encontros quinzenais nas terças-feiras à tarde.

As inscrições estão abertas na Unidade Básica do município ou diretamente com as agentes de saúde. O grupo será direcionado para pessoas que atualmente fazem uso de medicamentos para controle da pressão arterial e da glicemia (para controle do diabetes) e estão dispostos a mudar alguns hábitos para melhorar sua qualidade de vida.

Um hábito comum das pessoas é tentar recuperar a saúde depois que uma doença se instala, quase que em todos os casos inserindo o uso de medicamentos na rotina diária. A mudança de hábitos após uma doença instalada é um grande desafio, pois remete a ideia de privação: “Não posso comer porque…”, “Tenho que passar fome…”, “Agora que tenho dinheiro não posso mais comer…”, estas e outras frases são bastante relatadas no nosso meio.

Porém, é importante cuidar da saúde sempre e mantê-la para poder desfrutar o que a vida tem a oferecer, isso é possível, só é necessário querer muito, do contrário tendemos a encontrar várias desculpas ou pensamentos sabotadores para não levar adiante uma mudança, principalmente de “não ter tempo para cuidar da saúde”.

Após uma doença instalada é mais desafiador recuperar a saúde perdida, dá mais trabalho, é necessário um empenho maior, é necessário maior força de vontade e perseverança para mudar hábitos arraigados desde a infância, para a grande maioria da população. Porém sempre é possível mudar e nunca é tarde para substituir crenças que nos limitam por crenças que nos fortalecem.

Não precisamos viver às custas de medicamentos, podemos viver de uma forma mais saudável pensando nas escolhas que vamos fazendo durante cada minuto da nossa vida. O que eu sou hoje é consequência do que fui ontem e o que vou ser no futuro tenderá ser consequência dos meus atos hoje.

Data de publicação: 08/02/2016