A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, visa oferecer apoio às famílias, para compreender o processo de desenvolvimento infantil com ênfase no processo de vinculação com seus filhos ...
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, visa oferecer apoio às famílias, para compreender o processo de desenvolvimento infantil com ênfase no processo de vinculação com seus filhos oferecendo momentos para compartilhar informações, bem como oportunidades para interagir, brincar, intervindo para promover a qualidade de vida do público atendido.
No ano de 2016, aproximadamente 40 crianças foram atendidas da faixa etária de 0 a 6 anos, juntamente com seus familiares. Organizadas em 3 grupos respeitando as especificidades de cada faixa etária (0 a 2 anos, 2 a 4 anos e 4 a 6 anos). O serviço também é oferecido para crianças de 7 a 12, onde são atendidas 20 crianças.
Segundo a Psicopedagoga Daniela, coordenadora do serviço, “as atividades desenvolvidas visam disseminar conhecimentos que favoreçam a compreensão das necessidades das crianças para um desenvolvimento saudável, estabelecer vínculos, fortalecer as potencialidades oferecendo experiências e oportunidades de bons relacionamentos, gerando valores, habilidades cognitivas e sociabilidade. O trabalho junto as famílias cria um potencial tanto de prevenção como de redução de transtornos futuros.”
Para a Secretaria da Assistência Social Catea Borsatto Rolante “o trabalho é algo essencial que visa fortalecer as nossas famílias, valorizando os vínculos para que as crianças se sintam mais amadas e seguras. Priorizar o desenvolvimento infantil, trará muitos benefícios para a nossa sociedade, em atenção ao desenvolvimento humano.”
A coordenadora do CRAS, Gisele Valério, responsável por realizar a avaliação do Serviço nos grupos atendidos destaca que “este serviço tem o vínculo familiar como premissa de atendimento e por isso é indispensável avaliar se estão sendo atingidos os objetivos propostos. Nas avaliações realizadas foi observado um grande número de participação das famílias, bem como o vínculo estabelecido entre seus membros por isso a equipe do CRAS está satisfeita com o Serviço realizado neste ano enfatizando que o que se faz pelas crianças hoje será a resposta de adultos seguros, éticos e comprometidos com a comunidade no futuro.”
As atividades encerraram no mês de novembro, com retorno previsto para fevereiro de 2017.
Data de publicação: 09/12/2016