Na manhã de terça-feira, 24 de janeiro, a família Rizzi recebeu excursão de jovens produtores rurais da regional da Fetag de Canguçú.
Na manhã de terça-feira, 24 de janeiro, a família Rizzi recebeu excursão de jovens produtores rurais da regional da Fetag de Canguçú. O objetivo da realização do intercâmbio é para trocar experiências e conhecer realidades diferentes de jovens agricultores e agricultoras vinculadas à FETAG-RS. A prefeita Catea Rolante e o vice Alvaro participaram da visita.
Estiveram em Doutor Ricardo jovens dos municípios de Canguçu, Pelotas, Pinheiro Machado e São Lourenço do Sul, juntamente com dirigentes sindicais que coordenam o Intercâmbio de Jovens Rurais. Faziam parte da comitiva a Diretora da Fetag Diana Hann Justo, o assessor regional dos sindicatos do Vale do Taquari Edelvan Balbinot.
Também estava o coordenador da Emater Paulo Severgnini, os presidentes do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado Gilberto Zanatta, de Nova Bréscia Celito Turatti, de Dois Lajeados Moacir Olmi, de Vespasiano Corrêa Rudi Bagnara, de Guaporé Alecio Alba. Além de jovens dos municípios de Anta Gorda, Putinga.
A visita à propriedade da família Rizzi foi indicação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado pela forma com que a família planeja, organiza e conduz a propriedade rural. Toda a família está persente nas atividades rurais e, ao mesmo tempo, buscando informações para melhor administrar os negócios. Os pais José e Ana e os filhos Janio, Giane e Henrique recepcionaram a todos, desejando as boas vindas e contando a história da evolução da família da agricultura, da qualidade de vida, dos sacrifícios necessários e da qualidade de vida que o interior proporciona. A família produz suínos, leite, milho para grãos e silagem entre outras culturas.
A prefeita Catea participou da atividade e valorizou a sucessão familiar. “O jovem está empreendendo na sua comunidade. Se a gente for empreendedor pode ser na lavoura sim, onde a gente nasceu, onde os pais nasceram, construíram, fizeram a sua parte e transformaram. Hoje o jovem rural tem todas as ferramentas tem todas as ferramentas como em qualquer outra profissão. Ser produtor, estar no que é seu, produzir e ter sua renda é motivo de orgulho. Qualidade de vida é, também, dar continuidade ao que a família construiu, com a mesma responsabilidade do que em outros serviços. Trabalhar na propriedade rural é uma forma diferente e saudável de conduzir os negócios com possibilidades de um retorno melhor. Parabéns da família Rizzi pela sucessão familiar e pela visão empreendedora, a Fetag e aos sindicatos que proporcionam informações e intercâmbios para conhecimento de realidades diferentes no campo.”
A diretora da Fetag, Diana, falou da importância de manter a família no campo e valorizou a participação da prefeita e do vice no intercâmbio. “É preciso ter disponibilidade, planejamento e organização e amar o que se faz. Parabéns a prefeita Catea e o vice por estarem aqui participando e valorizando as famílias do campo. Trabalhamos para o jovem agricultor melhorar de vida, valorizando e viabilizando a sua permanência do campo com dignidade.”
Após o lanche oferecido pela família, que brindou a todos com um copo personalizado, os jovens conversaram e esclareceram dúvidas acerca da propriedade, o que se produz e o manejo dos animais.
Data de publicação: 25/01/2017