A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquito, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquito, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem. Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.

Como a doença pode ser evitada:
A única forma de evitar é através da vacinação. A vacina está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde de forma gratuita, pessoas que moram em área Urbana não precisam fazer a vacina somente se irão viajar para áreas de risco, sendo que deve ser administrada pelo menos 10 dias antes de viajar.

Frente ao cenário epidemiológico nacional atual, e considerando que o grupo de risco para febre amarela silvestre concentra-se na área rural, no momento os Munícipios estão realizando um levantamento envolvendo todas as áreas rurais revisando a condição vacinal das pessoas de todas as faixas etárias (crianças a partir de 9 meses, adolescentes, adultos e idosos). Mesmo que você tenha a vacina importante trazer a carteirinha de vacinação a Unidade de Saúde para registro em sistema, conferência da vacinação e atualizações.
Atenção:
Gestantes, mães amamentando, pessoas portadores do vírus HIV, imunodeprimidos e crianças menores de 6 meses não é indicado a vacina da Febre Amarela, conforme Ministério da Saúde. Pessoas com 60 anos e mais precisa apresentar receita médica autorizando a realização da vacina.

Que época do ano a doença é mais comumente registrada?
Estudos têm demonstrado que a doença ocorre com maior frequência nos meses de dezembro a maio. Esta é a estação das chuvas, quando há um aumento das populações de mosquitos, favorecendo a circulação do vírus.

Qualquer pessoa está em risco de contrair febre amarela silvestre?
Sim. Qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo, que vive nas áreas endêmicas ou que visitam áreas endêmicas sem ter sido vacinada, pode ter a doença.
Os sintomas inicias levam de três a seis dias após ter sido infectada. Os sintomas incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhoram após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.
Atenção:
Caso tenha um ou mais desses sintomas procure atendimento na Unidade de Saúde. Não esqueça você morador da ÁREA RURAL compareça na Unidade de Saúde conforme as datas previstas de sua área com sua carteirinha de vacina. Caso já tenha passado a data para a vacinação do local de sua área vá igual até a Unidade de Saúde.

Data de publicação: 07/03/2017