Durante a V Stimana Taliana aconteceu a Roda de Conversa, que valorizou, ainda mais, o município de Doutor Ricardo, único município do Brasil com a denominação “Terra do Filó”.

Durante a V Stimana Taliana aconteceu a Roda de Conversa, que valorizou, ainda mais, o município de Doutor Ricardo, único município do Brasil com a denominação “Terra do Filó”. A novidade atingiu o objetivo de trazer presente como era a vida e como aconteciam os filós com os alunos das escolas EMEI Amiguinhos do Coração, EMEF Olavo Bilac e EEEM Doutor Ricardo. Os convidados especiais para esta “missão” foram vovôs e vovós que participaras das atividades nas escolas.

Na escola Doutor Ricardo, dias 15 e 22 de maio foram os vovôs Luis Ferraboli e a esposa Deonilde, Arnildo Dadalt e esposa Guilhermina. Na Amiguinhos do Coração, além deles, o casal Telvi e Dolores Zenere. Na Olavo Bilac, Jandir e Maria de Lurdes Paliosa, Jessi e Cleci Roveda, Cenira Alexandre.

Os alunos conversaram sobre como era a vida em casa, as dificuldades, as mais diversas situações que enfrentaram na construção das famílias e o desenvolvimento do município até hoje. O filó, a religiosidade, as comidas, a forma de se vestirem, a bodega e como trocavam produtos, os animais, os calçados, a abertura de trilhos com facão e foices, as estradas, os animais, as doenças e as mortes causada pela demora no atendimento, o namoro, a forma de comunicação entre as famílias, a criatividade com os brinquedos, o colchão de palha, enfim, assuntos que mereceram a atenção dos alunos e professores que acompanharam. Muitos foram os assuntos que atraíram a atenção na Roda de Conversa.

Após a conversa, cada escola preparou uma apresentação cultural e apresentou para os alunos da escola e, após, foram apresentar nas outras escolas, valorizando o que foi produzido na escola. Os alunos apresentaram, também, na noite de quarta-feira, no auditório do CRAS, antecedendo a apresentação da Oficina Terapêutica a a apresentação do grupo Luz e Cena, com a peça “O maravilhoso show de variedades da família Gentil”

A prefeita Catea Borsatto Rolante destaca que “a Roda de Conversa é uma maneira dos alunos e todas as idades vivenciarem a história, a emoção, as dificuldades, a força de vontade e motivações para superarem as dificuldades”.

Data de publicação: 22/05/2017