A Administração de Doutor Ricardo, através da secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, realizou a Semana do Meio Ambiente e de 30 de maio a 5 de junho e atividades para o mês de junho.
A Administração de Doutor Ricardo, através da secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, realizou a Semana do Meio Ambiente e de 30 de maio a 5 de junho e atividades para o mês de junho. A conscientização e importância do meio ambiente foi o objetivo principal da realização de ações com públicos diversos, envolvendo escolas, grupos de saúde, adolescentes, atividades físicas e comunidade em geral.
Durante o mês de junho as famílias estão recebendo material informativo sobre a separação e coleta seletiva do lixo, em parceria com as Agentes de Saúde. Até o dia 15, acontece a campanha do recolhimento de lixo eletrônico com pontos de coleta na prefeitura municipal, EMEF Olavo Bilac e EEEM Doutor Ricardo. O plantio de árvores na Rua Padre Pedrinho Matiello está acontecendo aos poucos, devido à instabilidade do tempo, dando continuidade ao Projeto “Plantando Vida”.
A palestra sobre “Conscientização da separação e cuidado com lixo” aconteceu com vários grupos e projetos que acontecem nas secretarias municipais e comunidade em geral com a intenção de conscientizar sobre a correta separação e cuidados com o lixo, especialmente o lixo orgânico, que pode ser reaproveitado como adubo e que, geralmente, fica inutilizado, sem seu reaproveitamento pela família ou por quem produz este lixo. Uma das ideias para reaproveitar o lixo orgânico é a construção de composteiras domésticas, aproveitando resíduos orgânicos e, consequentemente, reduzindo a quantidade de lixo nas lixeiras, evitando odores desagradáveis em ambientes abertos. Durante as palestras foram feitas composteiras com materiais reaproveitáveis como baldes e tambor. Após a palestra os participantes receberam uma muda de condimento como forma de agradecimento e conscientização.
A peça de teatro “A Menina da Biblioteca”, com o grupo Luz e Cena, em parceria com o SESC Lajeado, incentivou a leitura, contando com os alunos das escolas do município e comunidade.
A prefeita Catea Borsatto Rolante destaca da importância da conscientização e de buscar alternativas ambientalmente corretas para melhor destinar os resíduos orgânicos. “Estamos desafiados a encontrar soluções, além de estarmos cientes do que faz bem ao meio ambiente, pode fazer bem a nós. Entendo que precisamos praticar isto, aproveitando o lixo orgânico para a horta familiar, no jardim, enfim, são inúmeras formas de reaproveitamento.”
As ações da Semana do Meio Ambiente foram realizadas pela secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Departamento de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias municipais e Emater.
Data de publicação: 08/06/2017