Na quarta-feira, 4 de setembro, sete italianos de Lentiai, estiveram no gabinete da prefeita Catea Rolante.

Na quarta-feira, 4 de setembro, sete italianos de Lentiai, estiveram no gabinete da prefeita Catea Rolante. Acompanharam a visita o vice-prefeito Alvaro Giacobbo, o vereador Betinho, o ex-prefeito Alvimar Lisot e o ex-vereador Renato Tremea. Doutor Ricardo possui gemellaggio com Lentiai, da província de Beluno, que pertence a região do Vêneto, na Itália. Receberam da prefeita o símbolo da “Terra do Filó”, o taier, com imagens do município e dos filós. Viajaram para a Itália na manhã do dia 5 de setembro, permanecendo por oito dias em Doutor Ricardo. Visitaram municípios da região e da Serra Gaúcha visitando parentes das famílias Baiocco e Tremea.

Os italianos vieram ao Brasil para o encontro da família Baiocco, em São Paulo. Como Doutor Ricardo tem gemellaggio com a cidade italiana de Lentiai, o grupo aproveitou para visitar o município, já que haviam manifestado interesse em conhecer a cidade irmã. A família Baiocco possui um restaurante nas montanhas de Lentiai. Segundo Renato Tremea, que hospedou e acompanhou o grupo, “eles já visitaram vários lugares e se encantaram com Doutor Ricardo, a acolhida, as pessoas, a geografia, a gastronomia e, principalmente a valorização e preservação da cultura. Eles não imaginavam que aqui se vive muito do que os antepassados trouxeram da Itália, em especial o nosso Filó. Também destacaram a maneira elegante e simpática com que foram recebidos no gabinete da prefeita” .

A prefeita Catea reforçou a importância do vínculo cultural que continua presente e valorizado pela comunidade ricardense e com os visitantes. “É uma alegria receber visitantes da Itália, em especial de Lentiai, nossa Cidade Irmã. Eles recordam aqui situações que já não existem mais na Itália e, ao mesmo tempo, com todo o legado mantido, preservado e valorizado. É uma honra recebe-los, juntamente com o Renato que trabalhou para que acontecesse o gemellaggio e não mede esforços para manter este laços vivos.”

Data de publicação: 06/09/2017