Na tarde de terça-feira, 24 de outubro, a família Secchi de Doutor Ricardo apresentou os resultados da aplicação do programa de Gestão Sustentável da Agroindústria Familiar.

Na tarde de terça-feira, 24 de outubro, a família Secchi de Doutor Ricardo apresentou os resultados da aplicação do programa de Gestão Sustentável da Agroindústria Familiar. O vice-prefeito Alvaro Giacobbo apresentou o município, o coordenador da Emater de Doutor Ricardo Paulo Severgnini apresentou e família Secchi, representada por Fabio Junior Secchi e Maria Teresa Marchioretto Ramires, que apresentaram os resultados.

A propriedade da família é diversificada, com produção de erva-mate, milho grão, produção de silagem e leite. O programa de gestão possibilitou um diagnóstico inicial com pouca área de pastagem permanente, instalações que dificultavam o manejo, alto custo de ração e problemas de energia elétrica.

Após a fase de diagnóstico, veio a fase de planejamento e adequações. Hoje a propriedade conta com pavilhão de alimentação construído, sala de ordenha, além de realocar os silos para silagem e aumentada a área de pastagem permanente. Na questão de energia, já foi adquirido um gerador de energia e está em andamento o projeto para melhorias da energia elétrica da propriedade.

Com as adequações os resultados apareceram, facilitando o manejo e a melhor eficiência na produção de leite. A média de leite vaca/dia era de 18lt e hoje é de 30lt.

O objetivo do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar é de apresentar ferramentas que propiciem a melhor utilização da propriedade, melhorando a produção. É desenvolvido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

O vice-prefeito Alvaro entende que “o programa é fundamental para a agricultura familiar, oferece o planejamento na propriedade desde o diagnóstico até a execução de mudanças e obras, investindo dentro das possibilidades da família. Estamos à disposição das famílias interessadas em melhorar as condições de produção na sua propriedade.”

O evento contou com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, e dos secretários estaduais da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, e da SDR, Tarcísio Minetto, o presidente da Emater Clair Kuhn, o coordenador estadual do programa Alberto Colle, o diretor técnico da Emater Lino Moura, entre outras autoridades e produtores.

Data de publicação: 25/10/2017