70 TONELADAS DE LARANJAS NO RIO VERDE

70 TONELADAS DE LARANJAS NO RIO VERDE

Doutor Ricardo é essencialmente agrícola, com produção diversificada em grãos, suínos, leite, aves, erva-mate, fumo, lenha, frutas, entre outros. Em torno de 63% do retorno do município vem do setor agrícola.

No interior do município, comunidade de Rio Verde, o produtor Aniceto Paulo Malvessi é o maior produtor de frutas do município, com aproximadamente 70 toneladas/safra de laranja das variedades valência, umbigo e do céu. Em torno de 4.500 pés produzindo fazem parte do laranjal do Malvessi. Toda a produção é comercializada diretamente para a empresa Tecnovin, de Bento Gonçalves.

O cultivo de laranjas iniciou com os pais, Saul e Gema Malvessi, em terras acidentadas e propícias para o cultivo da fruta, há cerca de 40 anos. Com o tratorzinho e a plataforma ele passa entre os pés da fruta, colhe vai depositando em sacos e leva para o caminhão até a carga ficar pronta para o transporte. Na época da colheita, entre agosto e novembro, conta com a parceria e o apoio da família do irmão Anivaldo Adão Malvessi. O parreiral também faz parte da produção.

Para Aniceto, “o laranjal é a realização de um sonho de criança. Aprendi muito com a mãe e o pai. O pai faleceu há mais de 20 anos. Eu gosto do meu serviço, faço tudo com simplicidade, muito amor e, acima de tudo, com os valores humanos e de trabalhos deixados pelos meus pais.”

A família do irmão Anivaldo também trabalha no setor agrícola, com mais intensidade na produção de erva-mate e fumo. Além das atividades do setor agrícola, os irmãos valorizam as tradições recebidas dos pais, possuindo grande variedade de equipamentos utilizados na agricultura e para desbravar as terras. Já expuseram no filó que aconteceu na comunidade no ano de 2014 e em exposição agrícola durante as festividades comemorativas aos 20 anos de Doutor Ricardo, em dezembro de 2015.

A prefeita Catea Rolante visitou a laranjal em dia de colheita e acredita que a “diversificação na produção primária e a criatividade dos produtores fortalece e mantém as famílias no nosso interior com espírito de colaboração, onde as famílias e pessoas se ajudam, trocam serviços e prosperam. Parabéns à família Malvessi e estendo o reconhecimento a todos os nossos produtores por estarem no campo e cultivar as mais diversas culturas agrícolas.”

Data de publicação: 01/11/2017