No entardecer de 7 de maio, o grupo de atividades físicas Praticando Saúde realizou i Filó do Praticando Saúde.

No entardecer de 7 de maio, o grupo de atividades físicas Praticando Saúde realizou i Filó do Praticando Saúde. O início foi no CRAS e a caminhada foi até o antigo hotel, casarão típico que foi escolhido para acontecer o filó. Tudo caracterizado conforme a época, como vestimentas, as ladainhas, comidas, o caminho foi iluminado pelas chamas do “tchareto”.

Em torno das 18h os vovôs do projeto foram chegando já em clima de filó. A empolgação e a emoção ficaram evidenciadas pela maneira com que eles organizaram e vivenciaram o filó. As vestimentas características, a imagem de Nossa Senhora que os avós levavam para os filós, a boa conversa, músicas tradicionais e a fartura de comidas que cada integrante preparou para compartilhar.

Percorrendo a pé o caminho entre o CRAS e o casarão, foram rezando as ladainhas e cantando. No casarão, concluíram o momento religioso dentro do ambiente, que lembrou os tempos em que os primeiros imigrantes faziam filó. Na parte externa, foram preparadas as mesas onde foram servidas as comidas e as bebidas que foram partilhadas.

A prefeita Catea Rolante destacou que “os vovôs viveram com intensidade o que os imigrantes faziam e hoje se tornou o símbolo do município, o filó. São vivências que fazem voltar no tempo, que emocionam pelo comprometimento e a alegria que eles reviveram com o filó.

No mês de maio, todos os grupos e projetos das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social estão trabalhando o tema “Terra do Filó” nas atividades que envolvem os participantes de cada grupo. O objetivo é trazer presente o filó, valorizando a originalidade e mantendo o legado que faz parte da história do município.

Data de publicação: 08/05/2018