O Filó de Doutor Ricardo realizou a 13ª edição no dia 25 de maio de 2018.
O Filó de Doutor Ricardo realizou a 13ª edição no dia 25 de maio de 2018. Desde a primeira edição em 2006 até hoje o Filó vem resgatando e valorizando a História, tradição, partilha, religiosidade mantendo praticamente a mesma originalidade com que os primeiros imigrantes faziam o Filó. São comidas e bebidas típicas que hoje são as marcas do Filó de Doutor Ricardo, são as marcas da Terra do Filó. O Filó é originário da etnia italiana, porém, hoje, é de todos os ricardense.
Entre as autoridades, a prefeita Catea Rolante, o vice-prefeito Alvaro Giacobbo, o presidente da Câmara de Vereadores Alberto de Mozzi, o deputado estadual Vilmar Zanchin, o prefeito de Encantado Adroaldo Conzatti, o prefeito de Coqueiro Baixo Jocimar Valer, vereadores, secretários municipais e daregião entre outros.
Após a Messa in Talian em agradecimento ao mês de maio e todas as atividades voltadas ao Filó, os convidados foram recepcionados no salão paroquial, onde mais de mil pessoas assistiram à apresentação do grupo de dança da melhor idade, que retratou, com dedicação, um pouco do que se aprendeu com os pais e avós e se mantém com orgulho e determinação, voltando no tempo, quando viajaram de navio cheios de esperanças em alto mar rumo a terra da “cucanha”, da fartura, até chegarmos em Doutor Ricardo, na Terra do Filó.
A degustação de comidas típicas como a polenta e salame brustolados, brodo, pão, cuca, salame, queijo, rapadura, amendoim, batata doce, chá, grostoli, carne lessa, torresmo… e a novidade desta edição, o doce de abóbora caramelizado. Após “comer bem”, o show, a atração do XIII Filó de Doutor Ricardo ficou com a dupla Paloma e Miqui, que contagiaram com canções italianas, com participação do grupo de cantoria Amicci del Filó cantando Mérica e com o gaiteiro Cristian Badin.
A cada ano o Filó está ganhando uma dimensão maior, ficando mais conhecido, ganhando mais a região do Vale do Taquari e outras regiões do Estado do Rio Grande do Sul. A denominação “Doutor Ricardo Terra do Filó” já tem Lei Municipal, a Lei Estadual está para ser votada na Assembleia Legislativa/RS (o projeto já passou pela CCJ), a marca está sendo registrada no INPI. A denominação “Terra do Filó” já é reconhecida pelos ricardenses e está ganhando notoriedade regional e estadual. Com a presença do governador José Ivo Sartori no lançamento do XIII Filó no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, 16 de maio, o Filó ganhou destaque em nível de estado.
A cada ano a programação está contém atividades que envolvem os diferentes públicos do município. Neste ano, aconteceu em escala maior o Filó da Família, a decoração nas lojas do comércio, decoração nos prédios públicos e escolas, oficina de culinária nas escolas (bruschetta, polenta e fortaia), roda de conversa, além da programação das secretarias municipais com os grupos de atividades ou convivência. Desde as crianças até os vovôs realizaram o Filó em seus grupos, cada um à sua maneira. Os vovôs do Praticando Saúde realizaram um Filó à moda antiga. Enfim, o Mês de maio foi dedicado à cultura italiana no município.
A prefeita Catea Rolante falou em nome da Administração Municipal. “O Filó vem se tornando o nosso símbolo, nossa festa maior é o Filó. A construção, evolução e consolidação do evento acontece ano após ano. O sucesso do filó é fruto da organização e dedicação de todos. Meu muito obrigada a todos os que acreditaram, se envolveram e dedicaram seu tempo nesta causa!”
Data de publicação: 29/05/2018