Formadoras Locais do Município de Doutor Ricardo participam de Seminário Final de formação do PNAIC na cidade de Pelotas.

Formadoras Locais do Município de Doutor Ricardo participam de Seminário Final de formação do PNAIC na cidade de Pelotas.

Nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2018 as professoras Formadoras Locais do Município de Doutor Ricardo, professora Débora Elis Soares formadora da Educação Infantil e professora Angelina Malaggi Aguirre, formadora dos anos iniciais do PNAIC 2017/2018 – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, participaram do Seminário Final da UFPel, promovido pela Universidade Federal de Pelotas – Faculdade de Educação.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

As ações do PNAIC são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicos que são disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento tendo eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Estiveram reunidos em Pelotas, mais de 300 professores advindos de 84 municípios, pertencentes das seguintes CREs: 3ª CRE, 5ª CRE, 6ª CRE, 12ª CRE.

Nestes dias de formação aconteceram palestras, leituras, debates, oficinas pedagógicas, mostra pedagógica de trabalhos entre outras atividades. Segundo relato das professoras formadoras foi um momento de troca de experiências riquíssimas entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais com a mostra de trabalhos entre as formadoras, visando divulgar e compartilhar as práticas pedagógicas de formação continuada empreendidas nas escolas, o trabalho que está sendo construído pelas professoras do ciclo de alfabetização e da Educação Infantil nos municípios.

Cada professor é um agente de transformação, o PNAIC não é uma metodologia pronta, mas sim, são atos de reflexões. No instante em que nos reunimos, e refletimos sobre o nosso fazer pedagógico, podemos modificar e transformar aquilo que não está dando certo. Todos nós somos responsáveis em fazer a diferença.

Data de publicação: 30/05/2018