SECRETARIA DA SAÚDE DIVULGA RELATÓRIOA Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo divulgou o relatório das atividades realizadas durante o primeiro semestre do ano.

SECRETARIA DA SAÚDE DIVULGA RELATÓRIO
A Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo divulgou o relatório das atividades realizadas durante o primeiro semestre do ano. São procedimentos realizados pela Equipe de Atenção Básica, na Unidade Básica de Saúde no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2018.
Os recursos financeiros investidos pela Administração Municipal para a realização de ações de promoção, prevenção e assistência em saúde no primeiro semestre girou em torno de R$ 1.090.258,17. O percentual dos recursos públicos aplicados em saúde ficou em 18,34%.
Os ricardenses contam com uma Unidade Básica de Saúde, com Equipe Multiprofissional e com qualificação para o atendimento à população que necessitar, pautado nos princípios de humanização e integralidade do cuidado, com objetivo melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos usuários. De igual maneira, é importante que cada um esteja ciente que é coo-responsável pelo seu bem-estar e pela melhoria de sua condição de saúde, ou seja, cada um fazendo sua parte a saúde do município fica fortalecida.
A prefeita Catea Rolante enfatiza que“a Administração está realizando ações tanto na prevenção quanto na recuperação da saúde e buscando ampliar o acesso da população aos mais diversos programas, primando pelo bom atendimento ao cidadão, desde a acolhida na Unidade Básica até o encaminhamento as especialidades médicas, convênios com hospitais, laboratórios e outros que compõe a Rede de Atenção à Saúde, oportunizando o atendimento qualificado e integral a todos os ricardenses que necessitarem.”
Procedimentos realizados no período (janeiro a junho de 2018):
>Visita domiciliar profissional (nível médio/superior): 287
>Avaliação antropométrica – 687
>Colposcopia: 97
>Glicemia capilar: 220
>Teste rápido para detecção de: HBV, HIV, Sífilis, Hepatite C, gravides: 109
>Consulta de profissionais de nível superior na atenção básica (exceto médico): 723
>Consulta médica em atenção básica: 4.501
>Escuta inicial / orientação (acolhimento a demanda espontânea): 5.471
>Atendimento de urgência em atenção básica: 34
>Aferição de pressão arterial: 3.474
>Curativos: 346
>Excisão de lesão e/ou sutura de ferimento da pele anexos e mucosa, retirada de corpo estranho no olho, retirada de cerume: 20
>CDS – aferição de temperatura: 328
>CDS – medição de peso: 420
>Retirada de pontos de cirurgias básicas (paciente):43
>Coleta de citopatológico de colo uterino: 125
>Administração de medicamentos: Endovenosa, Inalação / >Nebulização, Intramuscular, Oral, Subcutânea, Tópica: 1639
>Primeira consulta odontológica programática: 301
>Orientação de higiene bucal, Profilaxia / Remoção da placa bacteriana, Raspagem (por sextante) e Aplicação tópica de flúor – 210
>Restauração de dente decíduo – 116
>Adaptação de prótese dentária – 24
>Moldagem dentogengival para construção de prótese dentária – 25
>Instalação de prótese dentária – 61
>Exodontia – 28

Data de publicação: 24/07/2018